Muito antes da Conmebol decretar a obrigatoriedade dos times femininos para os clubes que fossem disputar a Libertadores masculina, o Corinthians já mantinha um time de mulheres. O clube é hoje, o maior do Brasil na modalidade. Com uma temporada quase perfeita, o Corinthians quebrou recordes e faturou dois títulos: a Libertadores e o Campeonato Paulista, além do segundo lugar no campeonato brasileiro.
Foram mais de 37 jogos de invencibilidade, chegando ao livro dos recordes. A Fifa descreveu o time como uma "máquina absoluta". O Corinthians é hoje o clube que mais investe na modalidade. Com nomes consagrados no elenco, como Érika e Tamires, o clube se torna exemplo em um país onde o futebol feminino ainda é visto como algo amador.
Não foi apenas dentro das quatro linhas que esse clube quebrou recordes. No último jogo da temporada, ás meninas buscavam o título do Campeonato Paulista contra a equipe do São Paulo, a Fiel fez toda diferença nesse jogo, mais de 28 mil pessoas estiveram presentes na Arena Corinthians para apoiar ás garotas. Público esse que se tornou o maior de todos os tempos no Brasil.
O ano de 2019 foi especial para o futebol feminino. Copa do Mundo com transmissão na Tv aberta, amistosos da seleção feminina também foram transmitidos. A final do campeonato paulista também teve transmissão, assim como o brasileiro. Parece que finalmente a mídia decidiu olhar com mais carinho para essa modalidade que sempre foi excluída das grades de transmissão. Muito foi conquistado, mas ainda há muito mais para ser alcançado.
O Corinthians, como instituição, vem cumprindo o seu papel de forma excelente, é espelho para outros grandes clubes brasileiros. Não foi preciso uma lei que pudesse prejudicar o time masculino para que o Corinthians investisse em seu time feminino, tratando ambos os times como iguais os resultados vem sendo alcançados. Enquanto outros clubes insistem em terceirizar a modalidade, o Corinthians se mostra gigante perante a luta por igualdade no futebol!
Comments