Nesta terça-feira (28) deu-se início a exposição "Contra-Ataque! As mulheres do futebol" que está sendo exibida no Museu do Futebol, em São Paulo. Nós do De Virada, fomos conferir a exposição e já deixamos avisado: Não percam tempo, visitem a exposição que está linda e acima de tudo, rica de detalhes da história DELAS no futebol.
A exposição segue o perfil de uma linha do tempo, contando desde o início do século XIX onde as mulheres eram proibidas por lei, de praticarem o esporte. Não só no Brasil, mas ao redor do mundo.
Conhecemos os primeiros times de futebol feminino que mesmo com as proibições, continuaram a jogar. E como em toda linha do tempo, passamos pelo período de regulamentação do esporte, as primeiras competições, os destaques e chegamos aos dias atuais, fazendo um paralelo entre ontem e hoje, fica ainda mais claro o tamanho da discriminação a cerca do futebol feminino.
Uma das parte que mais me chamaram atenção foram as telas que mostram simultaneamente comentários que saíram em jornais entre as décadas de 40 e 80 e comentários atuais retirados de redes sociais a respeito do futebol feminino, infelizmente, pouco mudou.
Outro ponto positivo da exposição é a interação que o público tem com o "álbum de figurinhas" da seleção dos sonhos. No antigo túnel do Pacaembu (que agora é aberto aos visitantes) foi montado um álbum de figurinhas, onde os visitantes tem a oportunidade de conhecer mais sobre ás jogadoras selecionadas para esse time dos sonhos. o álbum na verdade são fotos com imã das jogadoras que simulam as figurinhas e são "colados" na parede do túnel.
A exposição é temporária, ficará aberta ao público até o dia 20 de outubro. Lembrando que o Museu do futebol fica localizado no Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), com funcionamento de terça a domingo das 9h às 17h. O valor do ingresso é 15 reais (R$7,50 meia-entrada) e às terças a entrada é gratuita para todos.
Não deixem de conferir essa exposição que está incrível e riquíssima de fatos importantes para a construção da história do futebol feminino.
Comments