top of page
  • Foto do escritorBeatriz Barbosa

No primeiro clássico Paulista do ano, Santos bate o São Paulo no Pacaembu

Atualizado: 12 de out. de 2019


Créditos: Reprodução/ Santos FC

O primeiro clássico do Campeonato Paulista ficou por conta de Santos e São Paulo, no estádio do Pacaembu. Com arbitragem de Vinicius Furlan e assistência de Alex Ang Ribeiro e Neuza Ines Back. Os comandados de Jorge Sampaoli entraram em campo com o apoio de sua torcida, já que em São Paulo os clássicos são de torcida única por medida preventiva devido aos constantes casos de violência entre as torcidas rivais.

O Santos entrou em campo com: Vanderlei; Victor Ferraz; Luiz Felipe; Gustavo Henrique; Orinho; Carlos Sánchez; Alison; Diego Pituca; Jean Mota; Derlis Gonzalez e Yeferson Soteldo. Já o São Paulo entrou em campo com: Tiago Volp; Bruno Peres, Robert Árboleda; Bruno Alves; Reinaldo; Hudson; Jucilei; Helinho; Nene; Everton e Pablo, sob o comando de André Jardini. Antes do início do jogo foi respeitado um minuto de silencio em homenagem as vitimas da barragem de Brumadinho.

O jogo começou com pressão dos alvinegros praianos, mas não conseguiram furar a zaga tricolor. A primeira grande oportunidade do jogo foi para o Santos aos 3 minutos, mas o juiz marcou falta de Soteldo em cima do Árboleda. Aos 6 minutos de jogo, o Santos teve nova oportunidade de gol, mas Jean Mota foi parado por Bruno Peres e não conseguiu finalizar a jogada.

Aos 7 minutos, após passe errado do time do São Paulo, o Santos retoma a posse de bola e arranca em direção ao gol, mas novamente a zaga do São Paulo consegue boa recuperação e para o ataque santista. Aos 9 minutos de jogo, falta para o Santos, mas sem perigo de gol.

Aos 10 minutos, Pablo recebe boa bola de Árboleda e o São Paulo tem sua primeira chance de gol, a finalização foi para fora, mas rendeu um escanteio, Nene cobrou, mas a bola passou direto por Pablo, apenas lateral para a equipe do Santos.

Após cobrança de lateral, o São Paulo domina a bola e após boa bola de Helinho para Hudson, o capitão Tricolor tenta finalizar, mas é bloqueado pela zaga santista. Nos 10 primeiros minutos de jogo, o Santos mantinha 70% da posse de bola.

Aos 14 minutos, Victor Ferraz faz bom passe e após perder a jogada inicial, consegue boa recuperação e todo o time do Santos mantinha-se no campo de ataque, depois de bela disputa pela bola, Victor Ferraz consegue escanteio. Aos 15 minutos, Jean mota cobra escanteio fechado e Tiago Volp defende. Helinho conseguiu o contra-ataque, mas a zaga Santista se recompõem a tempo. Aos 17 minutos, Tiago Volp faz bela defesa naquela foi a melhor chance do Santos até aqui.

Aos 18 minutos, o São Paulo responde com boa bola de Bruno Peres, que finaliza para fora. Aos 20 minutos, falta de Pituca em cima de Nene, após cobrança de falta, Helinho chuta para o gol, mas Vanderlei defende com facilidade. Aos 21 minutos, falta de Sanchez em cima de Nene próximo ao campo de ataque tricolor. Reinaldo bate a falta, Pablo recebe e Hudson recomeça a jogada no meio de campo, mas a bola é tirada por Jean Mota. Arremesso lateral para o São Paulo e novamente falta para a equipe Tricolor, Bruno Peres na cobrança, Pablo domina a bola, mas recebe forte marcação, após perder a bola Nene recupera e cruza para Jucilei, que cabeceia para fora.

Aos 27, Jean Mota lança a bola para Victor Ferraz e após disputa de bola, consegue escanteio depois da tentativa de Sanchez de cruzamento. Gustavo Henrique faz cruzamento para Jean Mota, mas novamente Tiago Volp faz boa defesa. Aos 30 minutos, o São Paulo perde a jogada e novamente Victor Ferraz carrega a bola até o ataque. Aos 36 minutos, escanteio para o time do Santos, Jean Mota cobra alto e a zaga do São Paulo tira a bola. Falta em cima de Jean mota aos 38 minutos, e o primeiro cartão amarelo do jogo vai para Hudson.

Aos 40 minutos, depois de conseguir escanteio para o Santos, Gonzáles e Reinaldo tomam cartão amarelo após bate boca antes da cobrança do escanteio. Aos 42 minutos, o Santos tem boa chance que mais uma vez, foi desperdiçada.

Aos 44 minutos, falta próxima da área para o time do Santos, Jean Mota cobra a falta e Luiz Felipe cabeceia para o gol, sem chance de defesa para Tiago Volp, 1x0 Santos. Após dois minutos de acréscimo, fim do primeiro tempo no Pacaembu.

Após primeiro tempo muito disputado e dominado pela equipe do Santos, o São Paulo altera a escalação, saí Helinho e entra Diego Souza. Início do segundo tempo e a posse de bola é da equipe santista.

Aos 22 segundos de jogo o Santos tem sua primeira chance no ataque, que termina com defesa do goleiro Tiago Volp. Aos 3 minutos Nene arranca sozinho com a bola, mas a bandeirinha marca impedimento. Após tiro de meta cobrado por Tiago Volp, o Santos recupera a bola e consegue escanteio, após bola curta, a zaga são paulina tira a bola, e a equipe Tricolor consegue contra-ataque. Falta em Diego Souza.

Aos 7 minutos, contra-ataque Santista interceptado pela zaga do São Paulo. Jogo disputado e cheio de faltas, aos 8 minutos falta perigosa para o time do São Paulo, Reinaldo na bola e substituição na equipe santista, saí jean Mota e entra Felipe Aguilar, Saí Ourinho entra Copete. Reinaldo joga a bola na área e Bruno Peres pega o rebote, mas a finalização não é concluída.

Novamente Bruno Peres com a bola, mas é interceptado por Gustavo Henrique, porém consegue escanteio. Após má cobrança de Nene, o Santos fica com a bola no pé e é parado por Bruno Peres. Aos 12 minutos, Victor Ferraz cruza a bola para a área, mas a zaga do São Paulo consegue recuperar o lance. Copete chegr próximo ao gol e após confusão da zaga tricolor, Tiago Volp consegue fazer a defesa. Aos 15 minutos Pituca chuta forte de fora da área, mas Tiago Volp defende.

Cartão amarelo para Pituca aos 20 minutos do segundo tempo. A falta é marcada para o time do São Paulo aos 22 minutos, Bruno Peres joga na grande área mas Gustavo Henrique tira a bola e em contra-ataque santista, Derlis Gonzáles corre sozinho, dribla o goleiro e manda direto para a caixa, Santos 2x0 São Paulo.

São Paulo faz recuperação da bola, Jucilei passa para Hudson que manda para a área, mas Victor Ferraz cabeceia e é escanteio para o São Paulo, a cobrança é má sucedida e apenas tiro de meta. O Santos continua superior no jogo e o time do São Paulo começa a se desesperar em campo, aos 27 minutos Árboleda leva cartão amarelo e o preparador físico do Santos é expulso.

Substituição na equipe do São Paulo, saí Nene entra Liziero, saí Hudson entra Brenner. Após contra-ataque malsucedido, santos arranca em direção ao gol e Copete consegue escanteio. Liziero arrisca de fora da área e chuta para fora aos 32 minutos.

Aos 36 minutos, Reinaldo chega a linha de fundo, mas tem seu chute bloqueado. A equipe Tricolor passa a dominar mais a bola e corre contra o tempo tentando uma finalização bem-sucedida. Escanteio para o são Paulo, Reinaldo cruza e Everton cabeceia para fora.

Falta dura de Copete em cima de Bruno Peres aos 39 minutos, cartão amarelo para o jogador santista. Após cobrança de falta, Sanchez recebe cartão amarelo por tirar a bola com o braço, cobrança de falta para o Tricolor Paulista, cobrança de Diego Souza, mas Aguilar rebate para fora da área. Quatro minutos de acréscimo.

Aos 46, falta para o time do Santos e cartão amarelo para Bruno Alves. Falta perigosa para o Santos, Sanches joga dentro da área, mas Bruno Alves afasta a bola. Tiago Volp faz mais uma defesa após contra-ataque Santista antes do final do jogo. O árbitro apita e o jogo acaba, Santos 2x0 São Paulo.

No primeiro clássico paulista do ano, o Santos deu um show de esquema tático enquanto a equipe do São Paulo não conseguiu um bom desempenho, o Alvinegro Praiano se manteve superior durante todo o jogo. O São Paulo rendeu bem menos do que o esperado, o destaque da equipe foi o goleiro Tiago Volp que salvou o time em mais de uma oportunidade. Vanderlei não teve o mesmo trabalho, foram poucas as chances reais de gol da equipe do São Paulo. Outro destaque do jogo foi a quantidade de cartões amarelos durante a partida, que mostra o quanto o jogo foi pegado.

O destaque da equipe santista ficou por conta de Jorge Sampaoli que mostrou toda a sua visão de jogo aos sacar um dos principais jogadores da equipe, Jean Mota, e reforçar a defesa, enquanto o São Paulo apostava no ataque. Além dele, Victor Ferraz e Soteldo tiveram grande destaque na partida, junto com os autores dos gols santista, Luis Felipe e Derlis Gonzales.

21 visualizações0 comentário
bottom of page