Na última segunda-feira (23) foi realizada a cerimonia da FIFA, The Best, que premiou os melhores da última temporada. Megan Rapinoe foi eleita a melhor jogadora do mundo, o que já era esperado após atleta vencer a Copa do Mundo, e ainda ser a principal destaque da equipe, sendo a artilheira da competição e a melhor jogadora do torneio.
Mas não estou aqui para falar sobre a Rapinoe dentro de campo, pois sabemos que é uma craque dentro das quatro linhas, e sim fora dele. A atleta vem se posicionando e falando em público, em grandes eventos a respeito de diversas lutas que precisam ser mais debatidas e ditas por outras grandes personalidades em eventos como ela faz.
Um trecho de seu discurso no The Best:
"Sinto que, se realmente quisermos ter uma mudança significativa, o que acho que é mais inspirador seria se todos, mais do que Raheem Sterling, Koulibaly, ficassem tão indignados com o racismo como eles. Se todos os outros fossem assim. Se todos estivessem tão indignados com a homofobia quanto os jogadores LGBTQ. Se todo mundo estivesse tão indignado com a igualdade de remuneração ou a falta dela ou a falta de investimento no esporte feminino além das mulheres, isso seria a coisa mais inspiradora para mim. Sinto que esse é o meu pedido a todos. Temos uma oportunidade incrível de sermos jogadores profissionais de futebol. Temos tanto sucesso, financeiro e outros, que temos plataformas incríveis.
Peço a todos aqui – porque acho que todos neste salão provavelmente têm uma coroa que carregam, para que emprestem a sua plataforma para outras pessoas. Ergam as outras pessoas. Compartilhem o seu sucesso. Temos uma oportunidade única no futebol, diferente de qualquer outro esporte do mundo, de usar este belo jogo para realmente mudar o mundo para melhor.
Então, essa é a minha cobrança a todos. Espero que vocês levem isso a sério e façam alguma coisa. Façam qualquer coisa. Temos um poder incrível neste salão. Muito obrigado. É uma grande honra.”
E além de outras pessoas públicas tomarem essa luta como suas, é preciso que nós façamos isso também, não podemos nos posicionar apenas a respeito das coisas que nos afetam, precisamos nos posicionar a respeito de todas as injustiças, atos de intolerância e desrespeito que vemos, presenciamos ou ficamos sabendo via internet ou qualquer outro meio, porque todos nós temos voz (algumas mais fortes que outras), mas se todos fizermos nossa parte, podemos tornar esse mundo melhor.
Que lutemos por essas causas, assim como gritamos apoiando nosso time de coração.
Comments