top of page
  • Foto do escritorBeatriz Barbosa

O histórico Bayer Leverkusen

Quanta história um time pode escrever? Até onde vai a invencibilidade de um clube? São essas as questões que o time do Bayer Leverkusen busca responder ao longo da atual temporada. 



Foto/Reprodução: Bundesliga
Foto/Reprodução: Bundesliga


Invicto em mais de 50 partidas até o presente momento. Primeiro campeão alemão a não perder nenhuma partida na Bundesliga. Duas finais em uma semana. Quebra de recordes, superação na própria história. Esse é o time comandado por Xabi Alonso


Fundado em 1904 por funcionários da farmacêutica Bayer, que tinha sede na cidade de Leverkusen, o pequeno time alemão demorou para prosperar no cenário atual. Na era moderna da Bundesliga, o time chegou ao campeonato em 1979.


Em sua galeria de troféus, apenas dois troféus de campeonatos de elite. O da Liga Europa conquistado em 1988 e o da Copa da Alemanha, conquistado em 1993. O time, 5x vice-campeão da Bundesliga, amargou por muito tempo o apelido de “Neverkusen”, o time que nunca vence. 


Porém, até mesmo essa pejorativa alcunha, foi ressignificada na atual temporada. O Neverkusen virou o time que nunca perde. Há quase um ano o time não sabe o que é perder uma partida. Na última vez, em 27 de maio de 2023, foi em um amargo 3x0 contra o Bochum


A chegada de Xabi Alonso para o comando dessa equipe mudou todos os parâmetros do clube. De uma equipe modesta, para a sensação do futebol europeu. Após mais de 100 anos de sua fundação, o Bayer Leverkusen finalmente soltou o grito de campeão na competição nacional.


Um grito tão sufocado, que o torcedor mal pode esperar o fim da partida para extravasar esse sentimento. Quando Xabi assumiu essa equipe, em outubro de 2022, oito rodadas já haviam se passado no Campeonato Alemão e o Leverkusen era o penúltimo colocado.


Nos 10 primeiros jogos no comando do espanhol, o time conseguiu 6 vitórias, uma delas sendo a goleada em cima do Union Berlim, que na ocasião, era o líder do campeonato. A recuperação do time foi surpreendente, o clube terminou em 6° e garantiu uma vaga na Europa League.


Para esse ano, Xabi Alonso conseguiu montar um time mais ao seu estilo. Ao todo, 15 jogadores se despediram do Leverkusen ao fim da temporada passada. Incluindo uma das peças fundamentais para o ataque do time: Moussa Diaby.


Com o dinheiro que entrou nos cofres, o clube conseguiu reformular o time, com técnico e diretoria alinhados na mesma filosofia: comprar jogadores jovens e com um bom preço de mercado.


O time, que sempre foi conhecido por revelar bons nomes, como Kai Havertz e Julian Brandt. Dessa vez, os destaques ficam para Florian Wirtz, joia do clube, que após passar por uma forte lesão nos ligamentos do joelho, conseguiu voltar e a jogar no mais alto nível. 


Porém, além do jovem meio campista, outros nomes se destacam no time, como o de Frimpong e do recém chegado Boniface. Além de repaginar o elenco, Xabi Alonso também mudou completamente o estilo de jogo do time, que hoje atua em um esquema 3-4-3 ofensivo.


Uma característica marcante é marcar gols no final das partidas, o clube que se recusa a perder, busca o gol até os segundos finais de cada partida. Com tamanho sucesso em seu primeiro trabalho como profissional, muitos clubes se interessaram em levar Xabi Alonso, entre eles Liverpool e Bayern de Munique, mas o treinador já disse que fica em Leverkusen.


Após fazerem história na Bundesliga, sendo campeões pela primeira vez de forma invicta, vencendo 28 das 30 partidas, marcando 89 gols e sofrendo apenas 24, o time segue na busca da tríplice coroa.


Essa será uma semana definitiva para o clube. Nesta quarta-feira (22), o time enfrenta a Atalanta em busca do título da Europa League. No sábado (25), enfrentam o Kaiserslautern, na final da Copa da Alemanha, último jogo da temporada para o avassalador Bayer Leverkusen. O time está a dois jogos de terminar a temporada sem perder nenhuma partida.


Independente de conquistar a tríplice coroa ou não, esse time já entrou para a história, justamente por ser revolucionário.


A final Europa League será transmitida no SBT e ESPN, nesta quarta-feira (22) às 16h. 

A Copa da Alemanha acontece no sábado (25), às 15h, com transmissão da ESPN.


6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page