O primeiro torneio da Euro, que foi criada com o nome de Copa das nações da Europa, aconteceu em 1960, na França. Na época, apenas quatro seleções competiam e o evento iniciava a partir da semifinal.
A anfitriã era a favorita, mas acabou sendo eliminada pela Iugoslávia na semifinal, após sofrer uma virada em 15 minutos e perder por 5 x 2. Quem faturou o troféu foi a seleção da União Soviética.
Quatro anos depois, a Espanha recebeu a competição. Em 1960, os espanhóis abandoram as eliminatórias. O ditador General Franco recusou a entrada dos soviéticos em seu país, causando assim a desclassificação dos espanhóis.
Após a ameaça da UEFA em boicotar a competição na Espanha, o General Franco acabou cedendo e aceitou a presença da União Soviética. Em meio a uma briga política, a final foi justamente entre Espanha x União Soviética, onde os espanhóis conquistaram seu primeiro título na competição.
A final de 1968 foi entre Itália e Iugoslávia, com a Azzurra levando a melhor, novamente a nação anfitriã ficava com o título e a Iugoslávia chegava ao seu segundo vice-campeonato em três edições.
A equipe da Alemanha Ocidental, comandada pelos talentosos Franz Beckenbauer e Gerd Müller conquistaram o torneio de 1972. E em 1976, tentaram defender o título contra a Tchecoslováquia, mas acabaram derrotados.
1980 marcou o início de uma série de mudanças no formato da competição, foi a primeira vez que o evento contou com uma fase de grupos. A UEFA permitiu que oito times competissem, formando duas ligas com quatro seleções, o vencedor de cada grupo disputou a final. Alemanha Ocidental e Bélgica disputaram o título, com os alemães levando a melhor. Mesmo com as alterações, a Euro 80 não foi a mais memóravel. Em 1984, foi acrescentado a semifinal após a fase de grupos, e foi nesse ano que o torneio passou a ser oficialmente chamado de Eurocopa, além de ter os dois últimos dígitos do ano acrescidos ao nome (Eurocopa 84).
A França voltou a ser a sede em 84 e finalmente se juntou ao hall de ganhadores do torneio, com destaque ao meia Michel Platini, que marcou nove gols em cinco jogos. Os franceses bateram a seleção de Portugal por 3 x 2 na final do torneio, que foi considerado o melhor da história da competição.
A sede de 1988 foi a Alemanha Ocidental e foi vencida pela Holanda. A laranja mecânica conquistou a Euro após perder duas finais de Copa do Mundo na década de 1970. Os holandeses bateram a União Soviética por 2 x 0 na final, com um bélissimo gol de voleio de Marco Van Basten. Em 1992, o enredo da competição renderia uma conto de fadas. A seleção dinamarquesa não conseguiu se classificar nas eliminatórias, mas a desitência da Iugoslávia, que entrou em uma guerra civil, culminou na entrada da Dinamarca na competição. A seleção vinha totalmente sem treinos e desacreditada por todos, mas de forma surpreendente bateu a Alemanha na final e conquistou seu primeiro e único título de Eurocopa.
A partir de 1996, a Euro passou a ter 16 equipes. A Inglaterra recebeu a competição e era uma das favoritas, mas acabou derrotada pela Alemanha, nas semifinais. Os alemães conquistaram seu tricampeonato após vencer a república Tcheca na final. Com a virada do milénio, a UEFA optou em usar o ano completo, então na Eurocopa 2000, dois países dividiram a sede: Holanda e Bélgica. O título foi decidido na prorrogação e a França levou o troféu para casa, após derrotar a Itália na prorrogação.
Em 2004, a Grécia comandada por Otto Rehhagel era considerada fraca. Em seu caminho até o título, enfrentou a então campeã França, a República Tcheca que era considerada favorita e na final, venceu o anfitrião Portugal. Em 2008, Áustria e Suíça foram as sedes da competição, o ano foi marcado pelo título da Espanha, que venceu a Alemanha com gol de Fernando Torres. Esse foi o primeiro título da hegemonia imposta pela Espanha, que ganhou a Copa do Mundo em 2010 e voltou a vencer a Euro em 2012, tornando-se a primeira seleção a ganhar um mundial enquanto vencia torneios continentais de forma seguida.
Em 2016, a Euro passou a ser disputada por 24 seleções. A França sediou o evento, mas Portugal foi o grande campeão, conquistando o título de forma emocionante. Com um grupo considerado mediano e sua principal estrela, Cristiano Ronaldo, fora de sua melhor forma física devido a lesão.
Eurocopa 2020... em 2021?
A Euro deveria ter sido disputada em 2020, mas devido a pandemia de covid-19, foi adiada para 2021. Porém, a UEFA decidiu manter o logo com o ano de origem. Essa é a primeira edição que não terá uma sede definida, vários países receberão os jogos.
Confira agora os grupos da Euro 2020:
Grupo A: Turquia, Itália, País de Gales e Suíça
Grupo B: Dinamarca, Finlândia, Bélgica e Rússia
Grupo C: Holanda, Ucrânia, Áustria e Macedônia do Norte
Grupo D: Inglaterra, Croácia, Escócia e República Tcheca
Grupo E: Espanha, Suécia, Polônia e Eslováquia
Grupo F: Hungria, Portugal, França e Alemanha
A Eurocopa é considerada por muitos uma Copa do Mundo sem Brasil, Argentina e Uruguai. O torneio de 2021 já começou com fortes emoções e promete render ótimos confrontos até a final.
Comments