top of page
  • Foto do escritorThainá Santos

A problemática Copa do Qatar

A Copa do mundo é dos eventos mais amados e esperados dos amantes do futebol. Nesse ano de 2022, teremos mais uma Copa do mundo acontecendo, dessa vez no Qatar. O evento de maneira inédita, ocorrerá no fim do ano, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, época do ano que será inverno no país, já que no verão, que seria a estação da data normal dos Mundiais, as temperaturas chegam a mais de 40ºC.


A escolha desse país do oriente médio como sede de uma Copa levantou várias questões de cunho, humanitário, político e econômico. Em publicação feita pelo Jornal, The Guardian em março do ano passado, mais de sete mil imigrantes já teriam morrido no Qatar, desde que as obras para o Mundial começaram. Mortes que teriam relação com as condições de trabalho e de vida do trabalhador. O jornal ainda apurou, acidentes de trabalho, suicídios e trabalho escravo.


Os direitos das mulheres são limitados no país. A ONG Human Rights Watch (HRV) em março de 2021, acusou o Qatar de restringir a liberdade das mulheres no país, sendo necessária a autorização de um homem para a realização de atividades cotidianas. A homossexualidade no país é crime, com uma pena prevista de até três anos e para muçulmanos homossexuais a pena de morte é apontada.


O comitê que organiza a Copa do Mundo de 2022, no país sede, garantiu que o país vai acolher o público LGBTQIA+, porém, demonstrações públicas de carinho devem ser evitadas.


Sabemos bem que o esporte, por muitas vezes é usado para fins nada esportivos, o que não falta são exemplos disso, um bom exemplo disso foram os jogos Olímpicos de Berlim em 1936, que foi usado como propaganda para a Alemanha nazista. Temos um termo chamado de Sportswashing, que foi criado por organizações de direitos humanos. O termo é a junção das palavras sports (esportes) e washing (lavagem) e é empregado quando o esporte é utilizado como forma de melhorar a imagem pública de um país e a Copa do mundo é um bom exemplo de uso para isso.


Muito se falava que a Copa do mundo no Qatar poderia não acontecer no país devido ao histórico de violação de direitos humanos mas há menos de um ano da Copa, o país continua como sede, chegamos a conclusão que definitivamente não é algo que vai acontecer.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page