A segunda edição da Liga das Nações está para começar, a partir de quinta-feira (03) a bola volta a rolar pela nova competição de seleções da Europa. A competição foi criada em 2018 e surgiu com o intuito de substituir os amistosos previstos para os datas Fifa que ocorriam durante o ano.
A primeira seleção a vencer o torneio foi Portugal que venceu a Holanda por 1x0 no Estádio do Dragão, em 2019. A competição é realizada a cada dois anos. Apesar da atual situação a Nations conseguirá, ao menos neste primeiro momento, cumprir o calendário planejado pela UEFA. Ao todo, cinquenta e cinco seleções disputam a Liga das Nações que é dividida em quatro ligas: Liga A, B, C e D, as três primeiras ligas contam com quatro grupos e cada grupo têm quatro seleções. A Liga D tem apenas dois grupos, um com quatro equipes e outro com três.
O ranking de seleções da Fifa é o parâmetro usado para classificar as equipes. Ao todo a fase de grupos conta com seis rodadas. Os campeões dos quatro grupos da Liga A disputam a fase final em junho de 2021. Os útlimos colocados de cada grupo são rebaixados para a liga inferior. Não há rebaixados na Liga D.
O projeto da competição surgiu em 2013, foram cinco anos de desenvolvimento até a estreia da Nations. A criação da Liga das Nações dividiu opiniões, mas o verdadeiro intuito é tornar a preparação das seleções mais equilibrada, onde ao invés de disputar amistosos com seleções de nível inferior ou muito superior, cada time nacional irá disputar com um adversário a sua altura.
Kommentare