top of page
  • Foto do escritorBeatriz Barbosa

Com muita disputa nas pistas, final de semana foi marcado por provas no automobilismo mundial

O Red Bull Ring foi palco para as corridas de Fórmula 1, Fórmula 3 e W Series, o último final de semana contou também com a etapa de Mid-Ohio, décima prova do calendário da Indycar que sagrou a primeira vitória de Josef Newgarden na temporada. O resumo de tudo o que aconteceu, você confere abaixo!



Foto: Divulgação/ Reprodução
Foto: Divulgação/ Reprodução


W Series


Jamie Chadwick dominou todo o final de semana. Já no treino livre, a britânica conseguiu baixar o melhor tempo da primeira corrida, além de cravar a pole. A pilota teve uma largada limpa e liderou com tranquilidade, triunfando e assumindo a liderança do campeonato com 33 pontos.

Três pilotas merecem destaque após a prova: a primeira delas, Irina Sidorkova, conseguiu o segundo lugar ainda na largado, e mesmo tendo a posição ameaçada por Emma Kimilainen, conseguiu se defender dos ataques da finlandesa, que chegou em terceiro.

A brasileira Bruna Tomaselli, que largou em terceiro, acabou tendo uma queda de rendimento no decorrer da prova e ficou apenas com o quinto lugar; mas, a pilota parece estar cada vez mais adaptada ao carro, precisando apenas de mais agressividade para brigar por melhores resultados. Tomaselli marcou seus primeiros pontos na W Series.

O último destaque vai para Sarah Moore, largando do oitava lugar, Moore escalou o pelotão intermediário e conquistou quatro posições, finalizando a prova em quarto e protagonizando as melhores disputas por ultrapassagens da prova.


Confira a classificação do campeonato após duas etapas:





Fórmula 1


A briga pelos campeonatos de piloto e construtores segue intensa, porém Max Verstappen e a RBR conseguem abrir boa vantagem em relação aos rivais.

Nos treinos livres de sexta-feira, a disputa parecia equilibrada, já que Verstappen marcou o melhor tempo no TL1 e Hamilton no TL2.

Mas, no sábado, o holandês voltou a dominar, cravando o melhor tempo no TL3 e conquistando a pole. A classificação foi, sem dúvidas, a melhor da temporada até aqui; George Russell finalmente chegou ao Q3, mas o maior destaque foi Lando Norris, que com um ótimo ritmo de corrida, quase conquistou a primeira colocação. Pela primeira vez em sua carreira, o inglês largou na primeira fila, após marcar o segundo melhor tempo no classificatório.

A corrida foi marcada por punições. Norris foi o primeiro a pegar 5 segundos a serem cumpridos nos boxes, após um toque com Perez que deixou muita gente intrigada. O mexicano sofreu duas punições, totalizando uma perca de 10 segundos, após dois choques com Charles Leclerc. Yuki Tsunoda também sofreu duas punições de 5 segundos cada, após passar por cima da linha na entrada dos boxes.

Em relação a corrida, Verstappen voltou a liderar com folga, vencendo sem nenhum grande problema. Valtteri Bottas chegou em segundo e Lando Norris, após grande recuperação, fechou o pódio. Lewis Hamilton foi apenas o quarto colocado. George Russell não pontuou.


Confira a classificação dos pilotos após nove etapas:




Fórmula 3


No único treino livre do final de semana, Olli Caldwell cravou o melhor tempo, mas na classificação, quem conseguiu a pole foi o brasileiro Caio Collet, porém logo após o término da sessão, Collet teve sua volta deletada e Dennis Hauger assumiu a posição.

Se esse foi um final de semana para se esquecer para Caio, Hauger teve muito o que comemorar; o piloto venceu a primeira corrida do final de semana e conquistou pódio nas outras duas, ficando em terceiro e segundo lugar, respectivamente.

Ainda no sábado, na corrida dois, quem levou a melhor foi David Schumacher, seguido de Frederik Vesti. Na corrida principal, no domingo, o vencedor foi o próprio Vesti, que assumiu o segundo lugar no campeonato de pilotos.

Se Caio Collet passou longe dos bons resultados, Enzo Fittipaldi vivenciou ótimos momentos na pista de Spielberg. Muito perto de conseguir a pole na segunda corrida, o brasileiro ficou em quarto lugar na Corrida 1.


Confira a classificação dos pilotos após duas etapas:




Indycar


Patricio O'Ward liderou os treinos livres, mas após errar na classificação, ficou de fora do fast six e não conseguiu uma boa posição de largada. No sábado, Josef Newgarden conquistou a pole e fez uma largada limpa em Mid-Ohio, liderando às 80 voltas da prova.

Marcus Ericsson até conseguiu descontar alguns segundos no final da prova, mas não conseguiu o ataque sobre Newgarden; o piloto da Penske não só conquistou sua primeira vitória na temporada, como também a de sua equipe.

Fechando o pódio, Alex Palou, líder do campeonato, ficou em terceiro; seguido por Scott Dixon e Alexander Rossi completando o grupo dos cinco primeiros.

O campeontao terá uma longa pausa e retornará apenas no dia 8 de agosto, com a disputa do Grande Prêmio de Nashville. A novidade é a participação de Hélio Castroneves, tetra campeão das 500 milhas de Indianápolis, triunfo alcançado nessa temporada.

Outro brasileiro que vêm brilhando nas pistas dos Estados Unidos é Kiko Porto, o piloto conquistou duas poles e duas vitórias em Mid-Ohio e lidera o campeonato de USF2000 com 32 pontos de vantagem.


Confira a classificação dos pilotos após dez etapas:




Se o último final de semana trouxe muitas emoções, este não fica atrás. Com etapa dupla do E-prix de Nova York, que retorna ao calendário após ter ficado de fora em 2020 devido a pandemia. As provas da Fórmula E acontecem neste sábado (10) e domingo (11). A primeira corrida acontece ás 17h30 e a segunda ás 14h30, com transmissão do SporTV2 e TV Cultura.

A Stock Car também acelera nesse final de semana, com etapa dupla em Cascavel. A grande novidade é a estreia de Dudu Barrichello. que será companheiro de equipe de seu pai, Rubinho. A primeira corrida acontece no domingo (11), com a largada prevista para 12h10. A segunda corrida acontece ás 12h48, ambas serão transmitidas pela Band e SporTV (2 ou 3).

bottom of page