O fim de semana da penúltima etapa da temporada 2020 da Fórmula 1 foi marcado pela liderança de George Russell nos dois primeiros treinos livres. Além de Russell na Mercedes, o GP de Sakhir marca a estreia de Pietro Fittipaldi e Jack Aitken na Fórmula 1.
Após um fim de semana de corrida bastante conturbado, a semana que precedeu a etapa de Sakhir também foi bastante agitada. Logo na segunda-feira, a Mercedes anunciou que o hepta campeão Lewis Hamilton testou positivo para Covid-19. Antes de embarcar para Bahren, Hamilton teve contato com uma pessoa de seu convívio e já no paddock, recebeu a informação de que essa pessoa havia testado positivo, após o resultado, Hamilton foi prontamente colocado em isolamento e iniciou os tratamentos. Em coletiva nesta sexta-feira, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, declarou que Hamilton não está muito bem, o inglês corre o risco de perder a etapa final em Abu Dhabi, na próxima semana.
Ainda na segunda-feira, a Haas confirmou que seu piloto reserva, o brasileiro Pietro Fittipaldi, seria o substituto de Romain Grosejan em Sakhir. Grosejan protagonizou um dos piores acidentes da história da Fórmula 1, após ficar 29 segundos no carro em chamas, o francês conseguiu sair vivo, apenas com queimaduras nas mãos e nos pés. Romain Grosejan recebeu alta do hospital na quarta-feira e na quinta-feira apareceu no paddock, gerando muita comoção. Fittipaldi será o 32° piloto brasileiro a pilotar um F1 e após três anos, a bandeira brasileira volta a surgir no grid. Mas, caso Grosjean não possa pilotar em Abu Dhabi, seu substituto deve ser Mick Schumacher, que foi anunciado essa semana como piloto da Haas para 2021.
Na quarta-feira, foi a vez da Mercedes anunciar George Russell, piloto da Williams que pertence a academia de pilotos da equipe alemã, como substituto de Hamilton; as expectativas para com Russell estão enormes, desde que chegou na Fórmula 1, após ser campeão na F2, Russell tem sido taxado como a grande promessa do automobilismo. Seu substituto na Williams será o piloto reserva Jack Aitken, que assim como Fittipaldi, fará sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial.
Curiosidades sobre a pista
O traçado do GP de Sakhir utiliza o início e o fim do circuito da semana passada, a diferença das pistas é a utilização do anel externo do circuito, com isso, acaba “pulando” a parte mais travada do segundo setor. A prova também é marcada por retas, são apenas três freadas mais fortes no circuito. A velocidade média esperada na pista é de 230 km/h, o que faz do GP de Sakhir um dos mais rápidos da temporada. As voltas neste circuito são mais rápidas, com tempo abaixo de um minuto, com isso, a prova terá trinta voltas a mais em relação a da semana passada, no total serão 87 voltas, com uma distância total de 3.543 metros.
Serão duas zonas de DRS (abertura de asa) disponíveis na pista, a primeira terá detecção antes da curva um e a ativação após a curva três, o segundo ponto terá detecção antes da última curva e ativação na reta dos boxes. Os pneus disponíveis são: Duro C2, Médio C3 e Macio C4. Essa é a primeira corrida neste traçado.
O que ainda está em jogo?
Com o resultado da última corrida, a briga pelo terceiro lugar no mundial de construtores segue acirrada. Os dois pilotos da Racing Point precisaram abandonar a corrida de forma dramática, enquanto as duas McLaren conseguiram um P4 e P5, com Lando Norris e Carlos Sainz, respectivamente. Diante deste cenário, a McLaren assumiu a terceira colocação, com 171 pontos, seguida da Racing Point que soma 154.
O segundo lugar no mundial de pilotos segue em aberto. Na última corrida, Max Verstappen terminou em segundo, enquanto Valtteri Bottas chegou em P8, com o resultado, o finlandês da Mercedes viu sua vantagem contra o holandês da Red Bull Racing diminuir para 12 pontos. Bottas teve um desempenho muito abaixo da média nos dois últimos circuitos, a equipe alemã espera que o companheiro de Lewis Hamilton consiga manter o segundo lugar.
Para aumentar a pressão em cima de Bottas, a briga contra George Russell promete ser quente. Para Russell, a oportunidade de pilotar uma Mercedes surgiu na hora certa, a equipe já é campeã de construtores e Hamilton já garantiu seu hepta, com isso, Russel se “livra” de uma responsabilidade ainda maior. Espera-se um bom desempenho do piloto, mas caso não consiga atingir as expectativas, não será o fim do mundo, afinal foram apenas dois dias de adaptação ao carro. Agora para Bottas, que já chega pressionado pela disputa do segundo lugar, seria uma tragédia ver George com um desempenho melhor que o seu, que é o piloto titular e está adaptado ao carro. Essa é a primeira vez desde que chegou na Fórmula 1, que Russell lidera os treinos livres, o jovem inglês chega nessa corrida em busca de seu primeiro ponto; Russell nunca largou atrás de seu companheiro de equipe, o que pode aumentar a pressão.
A segunda-feira foi bastante agitada no mundo da F1, Sergio Perez, que ainda busca um assento para o próximo ano, realizou uma live para falar de seu futuro. Em resumo, o mexicano anunciou que, se não fechar com a Red Bull, fará um ano sabático para avaliar se deve ou não insistir na Fórmula 1. A Red Bull ainda estuda renovar com Alexander Albon, então o destino de ambos os pilotos segue incerto, até que a Red Bull se pronuncie.
Treinos livres de sexta-feira
George Russell liderou os dois treinos livres desta sexta, no primeiro treino marcou o tempo de 0.54.546, ficando a 0.176 na frente de Max Verstappen. No treino dois, Russell liderou o treino com o tempo de 0.54.713, enquanto Verstappen marcou o segundo melhor tempo, com 0.54.841. Em entrevista após o primeiro treino, Toto Wolff elogiou o desempenho de Russell, mas alertou que Bottas teve problemas com seu freio, mas não deu mais detalhes sobre os problemas no carro do finlandês.
Valtteri Bottas marcou o quarto melhor tempo no primeiro treino, com 0.54.868. Já no segundo treino, Bottas foi apenas o décimo primeiro, marcando o tempo de 0.55.321. Pietro Fittipaldi conseguiu um bom tempo, mas foi o penúltimo no primeiro treino, com 0.57.077; já no segundo treino, marcou 0.56.031, melhorando bastante seu tempo e ficando em décimo sétimo.
A classificação acontece amanhã, às 14h com transmissão do SporTV2. A corrida não será transmitida em TV aberta, a cobertura fica por conta do SporTV2, a partir das 14h10 e da Band News FM, com transmissão a partir das 13h30.
Comments