Estamos a menos de um mês para o início da Copa do Mundo da França e a expectativa só aumenta. Ontem (16) saiu a lista oficial de convocadas, mas infelizmente já ocorreram cortes, a meio-campista Adriana sofreu um rompimento na LCA do joelho esquerdo e ficará de fora da competição, desejamos uma ótima recuperação para a atleta.
Listamos para vocês algumas curiosidades a respeito da competição que chega a sua oitava edição. Maiores atletas, campeãs e conquistas, confira com a gente:
O torneio é organizado pela FIFA e a ideia da competição surgiu em 1986, durante a Copa do Mundo (masculina) do México. A seleção com mais títulos é a dos Estados Unidos, que soma três títulos, seguida da Alemanha que tem dois. Japão e Noruega possuem um título cada.
Na Copa do Mundo de 1999 a zagueira Brandi Chastain bateu a última cobrança de pênaltis que deu o título para a seleção dos Estados Unidos. Na comemoração, a jogadora arrancou a camisa e ficou apenas com o top, gesto que chocou o mundo e até hoje, 20 anos após o gesto, ainda repercute nos debates sobre o futebol feminino.
Apesar do Brasil nunca ter conquistado o torneio, Marta e Formiga são nomes de suma importância dentro do esporte. Marta foi eleita melhor do mundo por seis vezes e este ano, Formiga irá disputar sua sétima Copa do Mundo, se tornando a atleta – entre homens e mulheres- que mais vezes jogou o torneio.
A Copa do Mundo de 2019 vem sendo considerada por muitos a Copa das Copas para o futebol feminino devido a visibilidade que o esporte ganhou com a aproximação do torneio. A FIFA autorizou o uso do VAR na competição. Pela primeira vez, o uniforme das atletas patrocinadas pela Nike serão adaptados ao corpo feminino.
A Adidas afirmou que irá pagar a mesma premiação para as mulheres que pagou para os homens na Copa de 2018. A Seleção dos Estados Unidos está processando a confederação por discriminação de gênero.
Aqui no Brasil, pela primeira vez na história, a Globo irá transmitir os jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino, com comentários feitos por uma mulher. Também pela primeira vez na história, a seleção feminina ganhou uniformes exclusivos (e lindos). O grupo Boticário irá fechar durante os jogos da seleção brasileira para apoiar as meninas.
Esse ano de 2019 foi cheio de conquistas para as meninas, e além das conquistas para a Copa do Mundo, vêm conquistando seu espaço no mundo. A Band assinou contrato com a CBF e passará a transmitir o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, dando ainda mais visibilidade para nossas garotas.
Comments