top of page
  • Foto do escritorThainá Santos

Pelé: o maior jogador da história

Atualizado: 6 de jan. de 2023

Eu não vi Pelé jogar, mas cresci ouvindo meu pai, jornalistas, comentaristas, jogadores dizerem que Pelé é o melhor jogador que já existiu e graças a tecnologia ainda foi possível registrar muitas das jogadas e lances feitos por Pelé e a partir desses vídeos, nós que somos de uma geração mais nova, conseguimos ter uma dimensão do porque ele é o maior.


Citarei alguns argumentos que são muito usados para justificar Pelé como o maior.


1) Ele era completo, dominava todos os fundamentos.

Pelé driblava como ninguém, chutava com as duas pernas, cabeceava, tinha um explosão, uma visão de jogo absurda e assim vai.. Pelé era o jogador perfeito.


2) O único três vezes campeão do mundo

Pelé conquistou o mundo com a seleção brasileira por três vezes, sendo: 1958, 1962 e 1970, único jogador com esse feito.


3) Pioneiro do futebol arte

Muitas das jogadas que vemos hoje, dribles, arrancadas, Pelé já fazia a muitos anos atrás e fazia com maestria, em uma época que não contava com a tecnologia que temos hoje: nas roupas, chuteiras, bolas, nos próprios gramados e também sem a facilidade para o registro desses feitos na época.


Pelé mudou o significado da camisa 10, transformando esse número em um número místico, que é usado até hoje e visto como o número que é usado pelo craque do time.


Sem contar, os outros vários feitos que Pelé alcançou, como o de maior artilheiro da história do futebol com um total de 1281 gols, tendo marcado o seu gol de número 1000 aos 29 anos.


“Ele era perfeito. Nunca existiu um jogador igual. Ele dominava todos os fundamentos. Ele é de outro planeta.” Foi assim que Pepe, amigo e companheiro de Pelé entre os anos de 1950 e 1960, pelo Santos e pela seleção brasileira, descreveu o parceiro.


Seu legado é eterno Rei e o futebol agradece.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page