top of page
Foto do escritorThainá Santos

Copa do mundo e a evolução das bolas de futebol!

É impossível pensar em futebol, sem pensar em seu maior instrumento para a prática da modalidade: a bola! Ao longo do tempo, a pelota foi evoluindo, passando a serem feitas em laboratórios de forma tecnológica e sendo testadas rigorosamente antes de serem utilizadas dentro das quatro linhas, à fim de melhorar a performance dentro de campo. Em ano de Copa do mundo, a bola chama ainda mais atenção, pelas suas diferenças das edições anteriores, pela sua representatividade para o país sede e por nunca agradar a todos os jogadores. Confira, um pouco sobre a evolução das pelotas ao longos dos Mundias!


Copa do Mundo de 1930 - Uruguai

Na época, não havia o consenso de usar a bola que havia sido produzido no solo do país sede. A final da Copa desse ano, foi entre Uruguai, que era o país a sede da Copa, contra os hermanos, argentinos. Na ocasião foi utilizada a bola argentina, chamada de Tiento em um tempo da partida e a bola uruguaia no outro tempo que era uma bola modelo T, na época ainda feita de couro curtido e costura grosseira, o que era meio doloroso para o cabeceio.


Copa do Mundo de 1934 - Itália

A bola italiana, recebeu o nome de Federale 102, era feita couro e apresentava os famosos gomos, sendo 12 deles. Uma bola que ainda poderia sofrer algum tipo de alteração por variações climáticas.


Copa do mundo de 1938 - França

Chamada de Allen, a bola francesa, era parecida com a da copa italiana, de quatro anos atrás, a diferença era o couro que era mais resistente.


Copa do mundo de 1950 - Brasil

A bola brasileira, foi de grande inovação, já que pela primeira vez o modelo tinha uma câmara inflada, o que acabou com as costuras externas e o bico da bola, foi colocado para dentro, foi chamada de Superball Duplo T, contava com 12 gomos e suas bordas eram arredondas, muito diferentes das bolas anteriores. Todas essas novidades na bola, contribuíram significativamente para a segurança dos jogadores.


Copa do mundo de 1954 - Suiça

A primeira bola considerada " padrão FIFA de qualidade", conhecida como" Swiss WC Ball" ( Bola da copa do mundo da Suiça), possuía 18 gomos, era mais leve e o tamanho era próximo das que são utilizada atualmente.


Copa do mundo de 1958 - Suécia

Mundial, onde a preocupação com a pelota, se tornou significativa, sendo tratada como um dos temas centrais, pelos organizadores do evento, a fim de proporcionar uma maior qualidade ao jogo. O modelo de bola escolhido foi chamado de Top Star que contava com 24 gomos, ainda era de couro mas pela primeira vez não foi costurada com cordões grossos.


Obs: O primeiro Mundial, conquistado por nós, foi com essa bola!


Copa do mundo de 1962 - Chile

Apresentando uma tecnologia menor, quando comparadas a outras que já haviam rodado a Europa, não foi uma das melhores bolas, fugia dos padrões europeus mesmo tendo sido feita pela Adidas. Essa bola, encharcava com a chuva. Apesar de tudo, apresentou uma importante novidade, uma válvula de inflação ou o pino de ar para encher a bola, o que foi muito importante para evitar que a bola murchasse de forma fácil em uma partida. The Crack, foi o nome dessa bola, que proporcionou o segundo Mundial brasileiro!


Copa do mundo 1966 - Inglaterra

Chamada de Slazenger Challenge 4 - Star, apresentava mais qualidade que a bola da copa de 1962, apresentando 24 gomos, era de um marrom avermelhado e foi produzida pelo fabricante inglês Slazenger , localizada em Dewsbury.


Copa do mundo de 1970 - México

Um marco para as bolas de futebol, chamada de Telstar, a primeria bola que contou com a coloração tradicional da bola preta e branco. Foram utilizados 32 gomos. O nome telstar é o nome do satélite que foi responsável pelas primeiras transmissões na Europa. Lembrando que a Copa do México, foi o primeiro mundial televisionado ao vivo. A primeira bola com couro impermeável e ainda nesse mundial, a Adidas se tornou patrocinadora oficial do evento.


Copa do mundo de 1974 - Alemanha Ocidental

A bola utilizada nessa Copa, foi uma evolução do modelo anterior da copa de 70, sendo então chamada de Telstar Durlast, que comparada ao modelo anterior era mais resistente a água.


Copa do mundo de 1978 - Argentina

Na Argentina, a bola recebeu o nome de Tango, dança típica do país. A tango se diferenciava da bola anterior, devido ao seu design. É um dos modelos mais clássico da história das copas, apresentava 32 gomos.


Copa do mundo 1982 - Espanha

Também chamada de Tango e sendo visualmente igual a bola do Mundial anterior, foi a primeira bola que a Adidas criou que possuía costuras seladas para a impermeabilidade da bola, quando em contato com a água.


Copa do mundo 1986 - México

Chamada de Azteca, em homenagem ao povo Asteca que viveu no México entre os séculos XIV e XVI, a bola foi um marco, por ser feita com material sintético e aposentar de vez o couro, apresentando maior durabilidade, leveza e ser ainda mais resistente a absorção de água.


Copa do mundo 1990 - Itália

Com um design em homenagem ao povo que viveu na Península Itálica durante toda a idade do bronze, a bola foi chamada de Etrusco Unico e apresentava o desenho de três cabeças de leões etruscas. Contava com 32 gomos, era sintética e ainda possuía uma capa interna de espuma de poliuretano.


Copa do mundo de 1994 - Estados Unidos

A Questra, como foi chamada a bola, foi produzida com alta tecnologia, apresentando câmara em látex e espuma de polietileno branca fazendo seu revestimento. A bola possuía como característica, o ganho de mais velocidade nos chutes e cabeceios.


Copa do mundo de 1998 - França

Chamada de Bola Tricolore, foi a primeira bola multicolorida da história das Copas! Feita de material sintético e apresentando 32 gomos, foi feita com uma tecnologia nova de microcélulas que eram cheias de gás, fazendo com que na hora do chute, a energia na bola fosse distribuída de forma igual.


Copa do mundo de 2002 - Coréia do Sul / Japão

A bola foi inspirada na cultura asiática e recebeu o nome de Bola Fevernova. Apresentou um grande impacto em sua estrutura, apresentando uma camada de espuma sintética para garantir uma maior performance. Apesar de toda a tecnologia apresentada pelo modelo, foi muito criticada por se apresentar mais leve que as bolas anteriores.


Copa do mundo de 2006 - Alemanha

Nesse modelo, as costuras da bola sumiram. Feita com 14 gomos, chamada de Teamgeist, que em alemão significa " Espírito de equipe" foi a primeira bola a contar com uma edição especial para a final do Mundial.


Copa do mundo de 2010 - África

A famosa Jabulani, sem dúvida uma das bolas mais conhecidas dos Mundiais e também uma das mais polêmicas por sua irregularidade na trajetória. Seu nome, significa " Celebração" em bamtu, um dialeto sul - africano e contava com 11 cores.


Copa do mundo de 2014 - Brasil

Foi chamada de Brazuca, sendo escolhido o nome da bola do Mundial, pela primeira vez em sua história por votação popular. Uma de suas características, foi a estabilidade que ela proporcionava, com gomos unidos e sem costuras.


Copa do mundo de 2018 - Rússia

A bola dessa edição, foi inspirada no modelo de 1970, sendo chamada de Telstar 18, contava com gomos pretos e brancos em estampas metálicas e artes gráficas com efeitos texturizados. Outra inovação foi a presença de um Chip NFC, o que permitiu a interação das pessoas através de seus smartphones a conteúdos exclusivos. Também foi produzida sem costuras e unida termicamente, garantindo melhor trajetória e contato com os pés, além de possuir absorção de água.




5.413 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page