top of page
  • Foto do escritorThainá Santos

O histórico time das sereias da vila e a conquista da América!

Atualizado: 14 de jan. de 2021

A primeira Copa libertadores da América feminina, foi disputada no ano de 2009, tendo como representante brasileiro a equipe das sereias da vila que dominavam o cenário do futebol feminino no país. Já se passaram dez anos da conquista da primeira edição da Libertadores mas uma coisa é certa, ninguém jamais esquecerá aquele time que encantou os brasileiros.


O super time, foi composto pela melhor jogadora de todos os tempos, Marta, que na época estava em seu auge físico e técnico e já era três vezes a melhor do mundo, de forma consecutiva. Outra representante de peso desse timaço, foi a atacante Cristiane, que também estava em seu auge na carreira e já havia sido eleita a terceira melhor do mundo entre os anos de 2007 e 2008.


Além disso, o time ainda era composto por: Maurine, Érika que na época atuava como atacante e atualmente atua como zagueira na equipe do Corinthians e ainda temos: Fran e Alinne Pelegrino, que hoje atua como coordenadora de competições femininas da CBF e ainda Ketlen, maior artilheira santista que só estava em seu começo de carreira. Lembrando que, Cristiane, Maurine e Ketlen, atualmente também defendem as cores santistas!


A vinda da melhor do mundo para o futebol feminino brasileiro, mesmo que por empréstimo de 3 meses, trouxe uma grande visibilidade para a modalidade na época e ainda fez com que o Santos, se tornasse referencia ao criar um departamento único para o futebol feminino da equipe.


A primeira Libertadores feminina, foi sediada no Brasil e contou com a participação de dez equipes, tendo seus jogos distribuídos entre: Guarujá, São Paulo e Santos. O Santos sagrou - se campeão de maneira invicta e totalizou 43 gols em seis partidas, sob o comando de Kleiton Lima.


Na grande final da competição, a equipe santista enfrentou o time do Paraguai, Universidad Autónoma. No dia 18 de outubro de 2009, diante de um público de quase 15 mil pessoas na Vila Belmiro, a equipe do Santos desfilou diante de sua torcida e goleou a equipe paraguaia por 9 x 0, ficando com a taça da Libertadores!


A grande artilheira da competição foi Cristiane, com 15 gols marcados, seguida por: Marta, com 7 gols. O Santos fez uma campanha brilhante, com uma defesa que tomou apenas 2 gols em seis partidas e ainda com uma média absurda de 7,1 gols por partida. Contando com uma super equipe, que desfilava todo o seu talento em campo, o Santos sagrou - se como a primeira equipe campeã da primeira edição da Libertadores feminina!


Foto: Acervo Santos FC


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page