top of page
  • Foto do escritorThainá Santos

Abel Ferreira, o técnico português que tem feito história no Brasil

Abel chegou como desconhecido ao Brasil, um técnico com uma carreira recente que chegou ao nosso país para dirigir um dos maiores times do Brasil.


Abel Fernando Moreira Ferreira, nasceu no dia 22 de dezembro de 1978 em Penafiel, Portugal. Antes de se tornar técnico, Abel foi jogador de futebol e atuava como lateral - direito. Ele foi revelado pelas categorias de base do Penafiel e subiu para o time profissional no ano de 1997, depois de três anos, ele se transferiu para o time de Vitória de Guimarães. Abel atuou no Braga e no Sporting também e nesse último foi onde ele conquistou seus títulos como jogador, sendo: duas Supertaça Cândido de Oliveira (2007 e 2008) e conquistou também duas taças de Portugal.


Em 2011, Abel anunciou sua aposentadoria do futebol e em sequência assumiu o comando do sub - 19 do Sporting, depois de dois anos, o treinador foi para o Sporting B e no anos de 2015, saiu do Sporting para dirigir o Braga B e foi no Braga que Abel teve sua primeira oportunidade para dirigir a equipe principal, primeiro de maneira interina e depois foi efetivado assumindo de vez o cargo como técnico do time principal.


No ano de 2019, o PAOK da Grécia contratou o técnico português que possuía um perfil de trabalho interessante, tanto dentro de campo com equipes muito organizadas, quanto fora de campo, lidando muito bem com o elenco no geral e na formação dos jovens jogadores.


Em 2020, surpreendendo todo mundo, Abel recebeu uma proposta do Palmeiras e aceitou vim para o Brasil, chegando como uma aposta, já que era um técnico que ainda não havia conquistado títulos.


Nesse início no Palmeiras, Abel pega o time já na Libertadores, onde consegue levar o Alviverde a final, com jogos cheios de emoção como contra o River Plate e a final contra o Santos que foi decidida nos minutos finais para o Palmeiras pelo gol marcado por Breno Lopes, um jogador aposta de Abel.


Ainda no ano de 2020, o Palmeiras disputou mais um título que foi a Copa do Brasil contra o Grêmio e assim, Abel conseguiu mais uma conquista de título.


Mesclando um elenco com jogadores experientes e jovens talentos da base do clube, o português tinha encontrado a receita perfeita.


Em 2021, depois de 10 meses de ter vencido sua primeira libertadores, levou o Alviverde novamente para outra final de Conmebol Libertadores, agora contra o Flamengo e mais uma vez em um jogo decidido nos detalhes e na aposta na entrada de um jogador que era sempre muito questionado, o atacante Deyverson marcou e sagrou o verdão Tricampeão da Libertadores.


No ano de 2022, Abel conquistou: o campeonato Paulista, contra o São Paulo, a Recopa - Sul Americana, contra o Athletico - PR e o Campeonato Brasileiro.


E agora no ano de 2023, o Português colocou mais uma taça na conta do Palmeiras e no seu currículo vencedor, a taça da Supercopa, vencida contra o Flamengo, um título inédito na história do Palmeiras.


Abel chegou fazendo barulho no Brasil, um treinador que chegou como uma aposta, agora é atualmente o melhor técnico do país, sempre muito contundente em suas declarações, cobrando melhoras no calendário do futebol brasileiro, sempre apontando o que pensa em suas coletivas e por muitas vezes sendo mal interpretado pela imprensa.


O treinador na beira do gramado possui aquele perfil enérgico, de em alguns momentos ficar abaixado na beira do gramado, pensando em suas táticas, anotando, trocando ideia com sua comissão, gesticulando e gritando o que o time precisa fazer, correndo para comemorar o gol da equipe, desabafando na beira do gramado chutando microfones e copos da água, por descontentamento com a arbitragem, comportamento esse que ele mesmo já disse que precisa melhorar.


Abel e Palmeiras é aquele caso de casamento perfeito, o Português possui tanta identificação com clube que parece que nasceu para ser técnico do time paulista, os números, títulos, o respeito e o amor que a torcida do Palmeiras tem pelo treinador falam por si.


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page