top of page
  • Foto do escritorBeatriz Barbosa

GP de Sakhir trouxe a primeira vitória de Sergio Pérez e erro grotesco da Mercedes

As expectativas para a corrida deste domingo eram altas, e o traçado conseguiu cumprir com a promessa de uma grande corrida, eleita por muitos a melhor da temporada. George Russell manteve um desempenho sensacional, mas foi prejudicado por erro da Mercedes; Sergio Pérez que caiu para último na primeira volta, conseguiu uma recuperada fenomenal e conquistou sua primeira vitória em dez anos na categoria.



Pilotos protestam antes da corrida. Foto: reprodução/ Twitter F1
Pilotos protestam antes da corrida. Foto: reprodução/ Twitter F1


Mais uma vez a largada foi marcada por um acidente, os protagonistas da vez foram Charles Leclerc, da Ferrari, e Sergio Pérez, da Racing Point. Leclerc cometeu um erro na curva quatro e acabou tocando a traseira do carro do mexicano, que rodou na pista, a batida resultou na quebra da suspensão direita do carro de Leclerc, que abandonou a prova. Max Verstappen tentou desviar do acidente, mas acabou batendo na barreira de proteção e também abandonou a corrida. George Russell, que assumiu a vaga de Lewis Hamilton e largou em segundo, assumiu a liderança da prova na largada, conseguindo abrir uma boa vantagem para Valtteri Bottas, que chegou a ser ultrapassado por Carlos Sainz Jr., da McLaren, que acabou dando uma escapada e retornou para o terceiro lugar. Lando Norris, McLaren, conseguiu uma boa largada, saindo da 19° posição para a 10°. Pietro Fittipaldi, Haas, que largou em 20°, conseguiu quatro colocações.


Com o acidente provocado por Leclerc, foi dada bandeira amarela e o Safety Car entrou na pista, após a relargada, George Russell manteve a liderança, sempre alternando a volta mais rápida com seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. A bandeira amerela voltou a ser acionada após problemas técnicos na Williams de Nicholas Latifi, que abandonou a prova. A primeira vitória (e os primeiros pontos) de George Russell estavam se encaminhando para tornar-se realidade, mas o cenário mudou bruscamente após Jack Aitken, substituto de Russell na Williams, rodar na pista e perder parte de sua asa traseira e o Safety Car entrar na pista novamente. Com a prova sob bandeira amarela, a Mercedes chamou seus dois pilotos para os boxes, para fazer a troca dos pneus; Russell foi o primeiro a chegar, mas a equipe não estava preparada e acabou utilizando um pneu de Bottas no carro do inglês, após a saída de Russell, Bottas teve um pit stop complicado, com dificuldades na troca dos pneus. Assim que os mecânicos da Mercedes perceberam o erro, chamaram Russell para os boxes novamente, mas como o piloto já havia dado uma volta, pode ser desclassificado da prova.



George Russell desolado após o final da corrida. Foto: Reprodução/ Twitter F1
George Russell desolado após o final da corrida. Foto: Reprodução/ Twitter F1


Logo após o erro crucial da Mercedes, Russell conseguiu se recuperar e quando estava na segunda colocação, encurralando Sergio Pérez, recebeu a notícia de que seu pneu havia furado e precisaria fazer uma nova parada, o mexicano liderou a prova desde o erro da Mercedes que resultou no atraso e perda de posições de seus dois pilotos. No último período de Safety Car, após a batida de Aitken, os pilotos aproveitaram para ir aos boxes, mas Carlos Sainz Jr. e Daniel Ricciardo fizeram a parada quando a prova recomeçou, o que prejudicou o desempenho dos pilotos. Confira o resultado final da corrida:


  1. Sergio Pérez

  2. Esteban Ocon

  3. Lance Stroll

  4. Carlos Sainz Jr.

  5. Daniel Ricciardo

  6. Alexander Albon

  7. Daniil Kvyat

  8. Valtteri Bottas

  9. George Russell

  10. Lando Norris

  11. Pierre Gasly

  12. Sebastian Vettel

  13. Antonio Giovinazzi

  14. Kimi Raikkonen

  15. Kevin Magnussen

  16. Jack Aitken

  17. Pietro Fittipaldi

  18. Nicholas Latifi (DNF)

  19. Max Verstappen (DNF)

  20. Charles Leclerc (DNF)



Sergio Pérez no lugar mais alto do pódio pela primeira vez na carreira. Foto: Reprodução/ Twitter F1
Sergio Pérez no lugar mais alto do pódio pela primeira vez na carreira. Foto: Reprodução/ Twitter F1


Essa foi a corrida de número 190 da carreira de Sergio Pérez, o mexicano apresentou uma constante crescente na temporada e conquistou sua primeira vitória, após dez anos na modalidade; Sergio Pérez ainda está em busca de um assento para a temporada de 2021. Esteban Ocon, da Renault, que chegou em segundo lugar, alcançou o primeiro pódio da carreira, o piloto que iniciou sua carreira como companheiro de equipe de Pérez e perdeu a vaga em 2019, teve um ano muito inconcistente, vendo seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, sempre a sua frente. Lance Stroll chegou ao seu terceiro pódio. Com o resultado de hoje, a Racing Point abriu dez pontos de vantagem para a McLaren na disputa pelo terceiro lugar no mundial de construtores.

16 visualizações0 comentário
bottom of page