top of page
  • Foto do escritorBeatriz Barbosa

Hamilton chega a vitória 99 na F1: tudo sobre o fim de semana de corridas em Silverstone

Atualizado: 7 de set. de 2021

Silverstone é um dos mais tradicionais palcos do automobilismo mundial, e no último final de semana vivenciou grandes emoções com a W Series, Fórmula 2 e Fórmula 1. Abaixo, você confere o resumo de tudo o que rolou nas três categorias.



Foto/ Reprodução Fórmula 1
Lewis Hamilton agita bandeira do Reino Unido após receber a bandeira quadriculada e voltar a vencer em Silverstone


W Series


A terceira etapa do campeonato contou com duas pilotas da casa subindo no pódio. Alice Powell conquistou a pole position na sexta-feira com o tempo de 1.57.235. A pilota já havia sido a mais rápida do treino livre. Fabienne Wohlwend, largou na segunda posição e assumiu a liderança após largada complicada de Powell, que na parte final da prova, conseguiu recuperar o primeiro lugar e receber a bandeira quadriculada.


Assim como na classificação, as três mais rápidas na prova foram Alice Powell, Fabienne Wohlwend e Jamie Chadwick. Apesar de subir ao pódio, a terceira colocada não conseguiu ritmo suficiente para encostar nos carros a sua frente. Miki Koyama e Belen Garcia foram as únicas a abandonarem a prova. A brasileira Bruna Tomaselli não conseguiu pontuar, chegando em 12° lugar.


Alice Powell conquistou a segunda vitótia na temporada, ela havia vencido na estreia no Grande Prêmio da Estíria e ruma ao favoritismo do campeonato, título que pertence a atual campeã Jamie Chadwick.


Com o resultado, Powell retorna a liderança do campeonato com 54 pontos; Jamie Chadwick é a segunda com 48 e Sarah Moore fecha às três primeiras colocações com 36. Em décimo lugar, Bruna Tomaselli conta com 10 pontos.


A próxima etapa do campeonato acontece entre 30 a 31 de julho, no Grande Prêmio da Hungria.


Fórmula 2

Em sua quarta etapa, a F2 contou com algumas surpresas no final de semana. No único treino livre, Dan Ticktum foi o líder. A pole da Corrida 1 ficou por conta de Oscar Piastri, mas o vencedor foi Robert Shwartzman, que tomou a primeira posição de seu companheiro de equipe logo na largada, o russo havia largado na quarta colocação. O pódio foi completado por Jüri Vips e Christian Lundgaard. O Safety Car foi acionado três vezes durante a prova devido aos acidentes ao longo das 21 voltas da prova.


Já na Corrida 2, a vitória ficou por conta de Richard Verschoor, que largou na pole devido a inversão dos dez melhores no grid. O piloto da MP Motorsports venceu a primeira na temporada com tranquilidade; Marcus Armstrong e Dan Ticktum completaram o pódio.


Felipe Drugovich terminou a Corrida 1 em 4° e a Corrida 2 em 7°. Já Guilherme Samaia não concluiu a primeira corrida e terminou em 17° na segunda.


Na terceira e principal corrida do final de semana, o chinês Zhou, da Uni Virtuosi, faturou o lugar mais alto do pódio. Logo na largada, conseguiu ultrapassar o pole Oscar Piastri, a primeira colocação ficou em definitivo com Zhou após o seu pit stop, onde conseguiu ultrapassar Jehan Daruvala e liderou o restante da prova com tranquilidade.


Dan Ticktum e Oscar Piastri completaram o pódio neste domingo; o carro do brasileiro Felipe Drugovich recebeu alguns acertos e chegou com melhores condições para a prova principal, mas o piloto não conseguiu se livrar do trânsito e chegou apenas na sexta posição. Guilherme Samaia foi apenas o vigésimo colocado.


Oscar Piastri, da Prema, é o líder da F2, com 93 pontos; seu companheiro de equipe, Robert Shwartzman é o segundo com 81. Jüri Vips completa o top 3 com 79. Felipe Drugovich é o nono colocado, com 51 e está a 27 pontos atrás de seu companheiro de equipe Guanyu Zhou.


A próxima etapa da Fórmula 2 acontece no circuito de Monza, entre os dias 9 e 11 de setembro.


Fórmula 1

O primeiro dos três testes para um novo formato para o final de semana de corridas finalmente foi testado; na sexta-feira ocorreu o primeiro treino livre e a classificação, Lewis Hamilton voltou a garantir a pole position, mas para a corrida rápida realizada no sábado. Antes da Sprint Race, um novo treino livre e momentos mais tarde foi dada a largada para a primeira corrida rápida da história da Fórmula 1. Os pilotos tiveram 100 metros para buscar a melhor posição de largada para a prova principal no domingo.


Max Verstappen garantiu a pole após ultrapassar Hamilton na largada da Sprint Race. O novo formato foi aprovado por alguns e reprovados por outros, mas o consenso foi de que não é uma ideia agradável para ser utilizada em uma temporada completa. Os destaques da pequena corrida de sábado foram os espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr., o primeiro conseguiu fazer uma excelente largada, saindo de décimo primeiro para a sexta colocação, mas foi ultrapassado por Ricciardo e terminou em sétimo. Já Sainz sofreu um toque de Russell e foi parar no final do pelotão, conseguindo escalar o grid e garantir a décima posição para a largada de domingo. Com o toque, Russell que terminou em 9° na Sprint Race, foi punido com a perda de três posições, largando em 12° no domingo.


A briga pela primeira colocação na prova de domingo proporcionou um disputa que a muito tempo não era vista. Hamilton atacou Verstappen sem sucesso na primeira curva, não desistiu das investidas e na freada da segunda curva, forçou demais, fechando Verstappen e acertando a traseira do carro da RBR, o holandês sofreu uma forte batida que chegou à marca de 51 na força G, mas não teve ferimentos graves. Com a situação, a bandeira vermelha foi acionada e após o retorno dos carros para a pista, Lewis foi punido com 10 segundos a serem cumpridos nos boxes.


Quem não tinha nada a ver com a história era Charles Leclerc, que largou em P4 e antes do acidente havia ultrapassado Valtteri Bottas e com a batida, assumiu a liderança antes da paralização da prova. Na relargada, manteve sua posição e fez uma corrida extraordinária, segurando Lewis Hamilton em vários momentos, inclusive quando o inglês abriu a asa móvel. Porém, com um problema no motor do seu carro, que chegou a apagar, Leclerc perdeu a posição faltando três voltas para o final da prova. Mesmo com a punição, Hamilton conseguiu se recuperar na prova e chegar em Leclerc, somando 25 pontos. Bottas completou o pódio chegando em terceiro e os carros da McLaren, com Lando Norris e Daniel Ricciardo fechando o top-5.


Sergio Perez, que rodou sozinho na Sprint Race e largou dos boxes, marcou a volta mais rápida da prova, mas não conseguiu chegar entre os dez primeiros colocados. O mexicano até conseguiu se recuperar, mas precisou parar e escalar o pelotão novamente, e em uma tentativa de ultrapassagem sobre Kimi Raikkonen acabou tocando no finlandês e voltou para os boxes. Alguns erros de pit stop também foram determinantes para a corrida, como no caso de Norris e Sainz que brigavam por pódio, mas foram prejudicados em suas paradas.


Com o resultado em Silverstone, Verstappen segue na liderança com 185 pontos e Hamilton encosta com 177, Lando Norris segue na terceira posição com 113; Bottas encostou em Lando e conta com 108 pontos e Sergio Perez fecha o top-5 com 104.


A próxima etapa da F1 acontece entre os dias 30 de julho e 1° de agosto, no GP da Hungria.

33 visualizações0 comentário
bottom of page