Durante a segunda guerra mundial a União Soviética foi tomada pelos soldados nazistas, o caos e o terror tomaram conta das ruas de Kiev e o futebol mais uma vez serviu de refúgio para a população, foi nesse cenário que surgiu uma das maiores lendas do esporte!
Com a expansão da guerra, o futebol foi atingido e centenas de clubes profissionais precisaram fechar as portas, os jogadores abandonaram seus sonhos para trabalhar nas fábricas em turnos exaustivos e condições de trabalho abusivas.
A população vivia na sombra do medo e tendo em vista como seria difícil “conquistar” os moradores locais, os soldados alemães decidiram liberar o futebol amador para os trabalhadores, com a condição de as partidas serem disputadas após os turnos nas fábricas serem cumpridos.
Antigos jogadores do Dynamo Kiev, que encontravam-se trabalhando em uma fábrica de pães decidiram formar um time para disputar esses jogos organizados pelos nazistas, formaram então o FC Start. Naquele momento, aqueles homens formavam um time que se tornaria símbolo de resistência, ao enfrentar dentro de campo os militares estrangeiros.
O FC Start realizou as primeiras partidas jogando contra times formados por soldados alemães, húngaros e romenos e não perdia, ao contrário disso, goleava seus adversários. O grande contratempo para o time do Start era a falta de dinheiro, apesar de serem jogos amadores, precisavam de materiais esportivos pelos quais não poderiam pagar.
Nas vésperas da primeira partida, um dos jogadores do time encontrou um jogo de camisas de lã vermelhas que passaram a ser o uniforme oficial do FC Start, os calções foram improvisados a partir de calças e alguns jogadores usavam as chuteiras de quando ainda jogavam profissionalmente, outros com as botas de serviço.
No dia 6 de agosto de 1942, o FC Start enfrentou o time oficial do exercito alemão, o Flakelf. O FC Start goleou os alemães por 5x1 e três dias depois um novo jogo entre as equipes foi marcado, então no dia 9 de agosto de 1942, FC Start e Flakelf voltavam a se enfrentar, dessa vez no campo do Zenit.
Os soldados alemães ocuparam as melhores arquibancadas, mais de duas mil pessoas foram contabilizadas, o árbitro da partida era alemão e um jogo amador acabou tendo a mesma tensão e rivalidade que acompanhamos em grandes jogos hoje em dia.
Os alemães saíram na frente após um gol duvidoso que surgiu após uma agressão ao goleiro do Start, mas o time soviético não estava para brincadeira, buscou o jogo e terminou o primeiro tempo com vantagem de 3x1 no placar, após o intervalo ambos os times vieram ainda mais sedentos pela vitória, com mais dois gols para cada lado, o FC Start saiu vitorioso com o resultado de 5x3, tornando-se um dos maiores símbolos de resistência esportiva durante a segunda grande guerra.
O jogo de fato aconteceu e se tornou uma lenda porque não se sabe ao certo o que aconteceu após o apito final da segunda partida, algumas histórias dizem que o time do Start fora para a segunda partida pressionados pelos soldados alemães que não aceitaram a primeira derrota, pois não queriam que ninguém fosse mais forte do que eles, então ameaçaram o pequeno clube de Kiev, que não aceitando a chantagem dos militares voltaram aos gramados e novamente derrotaram os jogadores alemães.
Em decorrência disso, após o término do jogo os jogadores do FC Start começaram a ser agredidos ainda no gramado e que essas agressões só pioraram no vestiário, alguns atletas foram mortos ali mesmo, outros levados a campos de concentração nazista e mortos aos poucos.
Essa é a história mais famosa do pós jogo entre o FC Start e Flakelf, mas não sabe-se ao certo o que realmente aconteceu, a hipótese mais provável é que os jogadores do Start só foram levados aos campos de concentração tempos depois em decorrência da guerra e não da partida, mas são apenas histórias passadas de geração para geração e por isso tornou-se a maior lenda do futebol, essa história voltou a tona depois de 76 anos, pois o estádio da primeira partida do famigerado jogo da morte foi o mesmo que sediou a partida entre Real Madrid x Liverpool valida pela final da Champions League 2017-18.
Histórias como essa são importantes para nos mostrar o impacto que o futebol tem na sociedade, pois além deste, existem vários exemplos onde o futebol se tornou o alicerce para a sociedade em tempos de desesperados, onde o esporte fora usado como forma de luta e renovando a esperança de povos que a muito viviam na escuridão, a lenda do jogo da morte e a história do FC Start deve ser lembrada por todos, servindo de inspiração para o esporte e todos os seus amantes.
Comments