top of page
Foto do escritorThainá Santos

Lyon: a grande potência do futebol feminino

Atualizado: 2 de mai. de 2022

O time francês, sem sombra de dúvidas é o time hegemônico do futebol feminino e são vários os fatores que fazem com que esse clube, seja uma máquina de ganhar títulos, começando pelo modo como o futebol feminino é visto e gerido dentro do próprio clube.


O presidente do Lyon, Jean Michel - Aulas teve a iniciativa de proporcionar as atletas as mesma condições de trabalho que são proporcionadas ao time masculino. O time feminino realiza seus treinos no mesmo CT que a equipe masculina e também tem acesso as mesmas instalações, porém, com a própria estrutura. Jean, também faz questão de estar presente em todos os jogos do time feminino.


As categorias de base do clube, também são um modelo de trabalho para a modalidade feminina. A diretora das categorias de base, é uma ex - jogadora e capitã do Lyon, Sonia Bompastor, que em uma entrevista concedida ao Esporte Espetacular, explicou como é realizado o trabalho do clube com as jogadoras mais novas, com as seguintes declarações:


" Hoje em dia, as jogadoras do grupo profissional têm treinos em campo gramado, grama artificial e um campo fechado com grama artificial, para dias muito frios e com neve. Elas também têm médico, três fisioterapeutas, uma psicóloga esportiva no dia a dia, uma treinadora de atacantes, treinadora das goleiras e uma treinadora das jovens do grupo profissional, porque as jovens têm que treinar mais e têm mais coisas a aprender."


" Acho que estamos exatamente no mesmo nível de muitos clubes masculinos da primeira divisão da França, e se comparar com os times masculinos da segunda divisão estamos melhores - disse a dirigente, que tem 134 meninas de 7 a 17 anos sob sua responsabilidade no clube."


Além disso, cabe destacar ainda que Sonia, na mesma entrevista disse que a partir dos 13 anos algumas garotas começam a treinar junto com meninos da mesma categoria, como uma forma de melhorar o jogo das jovens atletas.


O Lyon, conquistou impressionantes 25 títulos de 32 campeonatos oficias disputados, a partir do ano de 2010, sendo:

Sete Copas da França, faturou também os últimos dez campeonatos Franceses, uma Supercopa da França e com agora o título ganho de mais uma Champions, o time já soma sete títulos da competição, e ainda alcançou a incrível marca de ter conquistado cinco títulos consecutivos da Uefa Women' s Champions League!


O time francês é um exemplo para a modalidade, não a toa é considerado o melhor time feminino do mundo, por tudo que tem feito e faz até aqui. Na questão salarial, infelizmente as mulheres continuam ganhando muito menos que os homens e no Lyon não é exceção.


O futebol feminino precisa de visibilidade, de planejamento e bons projetos para que a modalidade possa crescer e avançar cada vez mais, ganhando rentabilidade e consequentemente diminuir o abismo existente entre homens e mulheres no futebol.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page