Luta, resistência, desenvolvimento e conquistas são algumas das palavras que melhor podem definir da história do gigante Bayern de Munique.
O Bayern de Munique é gigante! E digo isso abdicando de qualquer clubismo. Pentacampeão da Champions League. Maior campeão da Bundesliga. E a muito tempo vem sendo a base para a seleção da Alemanha. Mas para conquistar todo o status que possui hoje, o Bayern precisou superar grandes dificuldades, sendo a maior delas a perseguição dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
Existe um ditado na Alemanha que diz: “quando o Bayern vai bem, a Alemanha vai bem”. O time começou a ficar conhecido na Alemanha, e no mundo, após desafiar o regime nazista no período da Segunda Grande Guerra. Na época, os dirigentes do clube eram judeus e documentos comprovam que o time foi perseguido por Adolf Hitler. O então presidente da época, Kurt Landauer, chegou a ser enviado para um campo de concentração, mas conseguiu abrigo na Suíça e anos mais tarde retornou ao cargo.
Após conquistar seu primeiro título em 1932, o regime nazista praticamente obrigou o clube a fechar às portas. Diversos atletas foram enviados para os campos de batalha e morreram nos confrontos. Se hoje é possível ter acesso a toda a história do clube, é graças a coragem do primeiro capitão campeão do Bayern, Conrad Heidkamp.
Durante à ditadura do Terceiro Reich, os soldados confiscavam quaisquer objetos de prata. Mas o capitão bávaro não permitiu que os comandados de Hitler levassem embora a história de seu clube. Na tentativa de preservar a trajetória do Bayern, Conrad enterrou em caixas de madeira, todos os troféus e documentos do clube.
É preciso lembrar que durante a Segunda Grande Guerra o futebol alemão passou por um hiato de quase dez anos. É preciso lembrar também da coragem do capitão do clube, que muito além das quatro linhas, defendeu de maneira extraordinária as cores de seus time. Até hoje, às caixas de madeira estão intactas, e expostas no museu do clube.
O Bayern demorou para se tornar um gigante. Sua primeira Era Dourada teve início em 1969. De lá para cá, o Bayern foi confirmando sua soberania na Alemanha e no cenário europeu. O Bayern, assim como outros clubes da Alemanha, lutou contra a maior mancha na história de seu país. A honra de defender o vermelho e azul dessa bandeira não é grande apenas pela história recente, mas pela gloriosa e gigante história de resistência no passado!
Comments