Essa é a melhor temporada da carreira de Robert Lewandowski. Artilheiro e campeão da Bundesliga e Copa da Alemanha e até o momento artilheiro da Champions League com 11 gols.
O centroavante do Bayern de Munique chegou ao auge de sua carreira aos 31 anos. Artilheiro de três competições e campeão de duas, favorito até o momento a conquistar também a Champions League. Em 43 jogos marcou 51 gols, sendo 34 desses marcados na Bundesliga, o que coloca o polonês na liderança da disputa da chuteira de ouro até o momento com 68 pontos. Na Champions League foram 11 gols marcados em 7 jogos e na Copa da Alemanha foram 6 gols marcados.
Lewandowski vem escrevendo seu nome na história do Bayern desde que ingressou no elenco em 2014. Artilheiro nato, o jogador já fez feitos inesquecíveis na carreira, como os quatro gols na semifinal da Champions League quando ainda era jogador do Borussia Dortmund, ou os cinco gols em nove minutos que marcou contra o Wolfsburg, dessa vez com a camisa do Bayern de Munique. Desde que surgiu no cenário mundial, Lewandowski se destacou e agora se firma como o melhor centroavante e mais além, como o melhor jogador do mundo.
Essa é a primeira vez que um jogador conseguiria por mérito próprio desbancar a dupla Messi e Cristiano Ronaldo na premiação de melhor do mundo, se ela não tivesse sido cancelada. A notícia de que a France Football não irá realizar a premiação neste ano pegou muitos de surpresa, principalmente pela injustiça com jogadores que conseguiram recuperar a boa forma e atingir seu ápice como atleta justamente nesta temporada.
É claro que não podemos desconsiderar as condições excepcionais da temporada, mas isso deveria ser um fator positivo na avalição. Lewandowski estava voando antes da paralisação da temporada e assim permaneceu em seu retorno. Jogando em seu mais alto nível, o camisa 9 do Bayern não decepcionou em nenhuma competição, marcando em fases decisivas e inclusive, marcando o gol do título da Bundesliga. A importância do centroavante para a temporada fantástica que o time da Baviera está realizando é inegável.
Para encerrar a temporada com chave de ouro, o Bayern de Munique precisa conquistar a Champions League e com os resultados apresentados até aqui é o grande favorito ao título. São sete vitórias em sete jogos. O último jogo dos bávaros na competição foi em 25 de fevereiro, contra o Chelsea. Em Londres o Bayern ganhou com tranquilidade com o placar de 3x0, com dois gols de Gnabry e um de Lewandowski, que ainda deu uma assistência. O jogo de volta está marcado para o dia 8 de agosto, na Allianz Arena.
Os números apresentados são por si só prova suficiente do porque Lewandowski merecia levantar a bola de ouro este ano, caso o Bayern consiga confirmar seu favoritismo e se consagre campeão da Champions a injustiça será ainda maior, principalmente se Lewandowski conseguir espantar a zebra de não marcar na fase mata-mata do torneio. É uma temporada incrível de um jogador excepcional e que tem tudo para terminar com uma tríplice coroa. Ainda resta a premiação do The Best, realizada pela FIFA, onde todos esperam uma escolha justa da instituição e que erros do passado não voltem a ser repetidos.
Comentários