Todos nós sabemos que os Estados Unidos é uma grande potência na ginástica, e uma de suas grandes atletas se chama Gabrielle Christina Victoria Douglas ou como é mas conhecida Gabby Douglas. Nascida em Newport News, no dia 31 de dezembro de 1995 Gabby desde pequena mostrou que estava predestinada a ser uma ginasta. Para realizar este sonho se mudou para Iowa vivendo com sua família de acolhimento, foi treinada pelo experiente treinador Liang Chow.
Sua primeira conquista como atleta foi em 2011 quando ela tinha apenas 16 anos, foi campeã mundial de equipes. Porém nesse trajeto teve muitas dificuldades, caiu sete vezes durante o Campeonato Nacional dos EUA, televisionado em 2011, com isso perdeu um pouco de sua confiança de que poderia chegar no pódio porem ela nunca perdeu a força de continuar tentando foi necessário uma nova equipe e regime de treinamento, assim ela seguiu.
Em 2012 focada em fazer história Douglas foi impecável nas Olimpíadas de Londres extremamente firme nos quatro aparelhos e com suas performances conseguiu a soma de 62,232 pontos assim conquistando a medalha de ouro, se transformou na primeira ginasta afro-americana a vencer em todos os segmentos em uma final olímpica.
Em 2016 Gabby Douglas voltou as Olimpíadas do Rio, dessa vez não ganhou o pódio, individualmente ficou na sétima posição pelas barras assimétricas, mas na final por equipe ganhou medalha de ouro. Infelizmente sofreu grandes ataques racistas parte deles por que a atleta não levou mão ao peito na execução do hino nacional Americano, ela depois através de suas redes sociais se explicou e se desculpou e entendeu que não desrespeitou seu país. No ano de 2012 ela também havia sido alvo de racismo.
"Não, eu não vou ter vergonha de novo. Eu tenho um talento e vou usá-lo '', essa frase é da Gabby Douglas ela utilizou durante um momento difícil de sua trajetória o que me fez pensar quantas pessoas espalhadas nesse mundo tem sonhos e acham que não serão realizados por falta de motivação ou receio de pensarem que não são boas só por terem dado o primeiro tropeço, Gabby provou que é possível! Você pode seguir adiante, seus sonhos são seus guias e você pode chegar no lugar mais alto do pódio.
Medalhas conquistadas.
Jogos Olímpicos
Ouro Londres 2012 Equipe
Ouro Londres 2012 Individual geral
Ouro Rio 2016 Equipe
Campeonatos Mundiais
Ouro Tóquio 2011 Equipe
Ouro Glasgow 2015 Equipe
Prata Glasgow 2015 Individual geral
Pacific Rim Championships
Ouro Everett 2012 Equipe
Ouro Everett 2012 Barras assimétricas
Campeonato Pan Americano
Ouro Guadalajara 2010 Equipe
Ouro Guadalajara 2010 Barras assimétricas
Campeonato Nacional
Ouro Saint Louis 2012 Barras assimétricas
Prata Saint Louis 2012 Individual geral
Bronze Saint Paul 2011 Barras assimétricas
Bronze Saint Louis 2012 Solo
Comentarios