O goleiro é conhecido de várias formas ao redor do mundo, pode ser o guarda-metas, arqueiro ou porteiro. É a peça solitária de um time, vibra sozinho a cada gol de sua equipe. Vai de herói a vilão em um mesmo jogo, é a estrela solitária, muitas vezes injustiçada. Alguns goleiros viram lendas, brilham de tal forma que se tornam a principal referência de uma equipe, temos bons exemplos de lendas que fecharam as redes e protagonizaram grandes partidas.
Até mesmo as lendas já foram taxadas de vilão em algum momento da carreira, uma pequena falha e a seleção perde a Copa do Mundo, o clube, a Libertadores. Uma grande defesa se eterniza, ou é minimizada após o gol aos 45 do segundo tempo. Ser goleiro é ter o poder de decisão nas luvas, mas nem sempre significa ser reconhecido por seus feitos.
Você lembra do Barbosa? Ele foi um dos maiores goleiros de sua geração, porém é reconhecido com mais facilidade como o goleiro do Maracanaço, o que falhou no segundo gol e o culpado pela derrota brasileira. Um fardo que carregou por toda a sua vida, um gol que mudou sua trajetória. Ídolo incontestável no Vasco, crucificado pela torcida verde e amarela.
Cássio foi um dos grandes responsáveis pela inédita conquista da Libertadores do Corinthians, fez uma defesa milagrosa nas quartas de final contra o Vasco. Mas, ele é ainda é taxado como o goleiro que não sabe jogar com os pés, reconhecido por suas recentes falhas.
Júlio César foi por muito o melhor goleiro brasileiro, mas aí veio a Copa de 2014. O 7x1. E mesmo com tantas falhas da zaga, foi seu nome que manchou, sua carreira que se perdeu depois daquele fiasco, o que confirma que não importam o seus feitos, um jogo pode determinar toda sua trajetória.
Apenas alguns exemplos dos vários que poderia citar. Fechar o gol é provavelmente a tarefa mais difícil dentro de campo. É solitário. É a pressão de ter que defender o pênalti, de bloquear o chute que resultaria em um belo gol. É ser esquecido na premiação de melhor do mundo. É não fazer parte da linha. Se destacar e lutar para não perder tudo com uma falha. É não estar com os holofotes voltados para si e mesmo assim se tornar ídolo.
Quando um jogador marca um Gol todos os torcedores celebram, quando ele perde um gol, tá tudo bem… Mas agora, se um goleiro defende, ninguém liga, e se ele perde a defesa todo mundo fala mal… fora que ainda tem que lidar com a pressão e as boladas de bicuda na cara...
o Goleiro deve ser uma posição conhecida como “O Lutador”, de tanto que ele sofre em campo.