Herbert Chapman foi treinador do Arsenal entre os anos de 1925 e 1934, sempre procurou ideias inovadoras e defendeu que apenas um homem (o treinador da equipe) deveria escalar o time da seleção inglesa, que até 1963 era escalado por um comitê especializado.
Foi o responsável pela instalação de holofotes no estádio do clube, embora o Arsenal não tivesse permissão de utilizá-los até a década de 1950. Também foi o responsável pela introdução de um relógio no estádio para informar o público o tempo de partida.
E se hoje, as camisas dos jogadores possuem números, é graças a Chapman, que a aproximadamente 8 décadas atrás exigiu que as camisas dos jogadores fossem numeradas para facilitar a identificação dos mesmos em campo.
Infelizmente, Chapman morreu repentinamente de pneumonia enquanto ainda comandava o Arsenal. Em sua homenagem, o Arsenal ergueu um busto do grande visionário do século passado que está exposto até hoje no Emirates Stadium.
Para quem está acostumado com o futebol moderno, não consegue imaginar o futebol sem esses itens, que são indispensáveis para o esporte. Mas, lá atrás, quando o futebol começou a se popularizar ao redor do mundo, pessoas como Herbert Chapman foram fundamentais para que o futebol chegasse ao que é hoje.
Herbert conseguiu enxergar muito além de seu tempo, visando mudanças extremamente necessárias para o futebol, ajudando a modernizar e popularizar o esporte, que hoje é o mais famoso do planeta.
Comments