top of page
  • Foto do escritorThainá Santos

Janeth Arcain: a lenda do basquete brasileiro

Janeth nasceu no dia 11 de abril de 1969 em Carapicuíba. Sua história de amor com o basquete começou em 1983, na época com 14 anos de idade começou sua carreira no Clube Atlético Higienopólis e com apenas três meses de time conquistou seu primeiro título de campeã estadual na categoria mirim e ainda foi eleita a melhor jogadora da competição.


Na seleção brasileira feminina de basquete seu ingresso ocorreu antes de sua profissionalização na modalidade, ainda na categoria juvenil. No ano de 1986, Janeth conquistou mais um título: campeã sul - americana juvenil, disputado na Colômbia e em 1987 já figurava na seleção brasileira feminina principal. Nesse mesmo ano, pelo time juvenil ela conquistou um vice campeonato continental na Argentina e a medalha de prata nos jogos Pan - americanos pela seleção principal. A tão sonhada medalha de ouro veio em 1991, no Pan - americano disputado em Havana.


Por aqui ela atuou pelos times: BCN (SP), Jundiaí (SP), Constecca Sedox (SP), Sorocaba (SP), Santo André (SP), Vasco da Gama (RJ), São Paulo (SP) e Ourinhos (SP), Janeth conquistou 27 títulos no total, entre os anos de 1986 e 2004. Tudo isso por competições em: Jogos Abertos do Interior, Jogos Regionais, Campeonato Paulista, Estadual do Rio, Taça Brasil, Campeonato Nacional e Campeonato Sul-americano de clubes. Apesar da infinidade de glórias com agremiações nacionais, os maiores feitos da atleta paulista foram com a camisa do Brasil e na liga americana, a WNBA (Women’s National Basketball Association).


Em 1994, juntamente com as grandes jogadoras Paula e ortência, Janeth compôs o trio que ficou extremamente famoso, pelo seu tamanho talento e foi assim que ela conquistou um dos seus títulos mais importantes da carreira: o Mundial de basquete feminino que aconteceu na Austrália. E o trio não pararia por ai não, fez história novamente quando em 1996 conquistou a medalha de prata em Atlanta. No ano seguinte, em 1997, Janeth foi para os Estados Unidos, para jogar pelo Houston Comets, atuando assim na WNBA, o campeonato mais competitivo de basquete feminino.


Pelo Houston a atleta mais uma vez fez história, em seus sete primeiro anos pelo time ela atuou em todas as partidas que foram disputada entre 1997 e 2003, além dessa regularidade incrível ainda estabeleceu a primeira dinastia pela WNBA ao conquistar o tetracampeonato pelo Houston.


Na seleção brasileira com as aposentadorias de Hortência e Paula da seleção brasileira, Janeth tornou - se a referência, sendo a capitã da equipe em 1998 e a principal jogadora. Nos jogos olímpicos de Sydney no ano de 2000, a atleta conduziu o Brasil e trouxe uma medalha de bronze para o nosso país, sendo a cestinha da competição.


No dia 05 de fevereiro de 2002, Janeth fundou o Instituto Janeth Arcain, que possui como objetivo atender jovens e ajudar no desenvolvimento físico e mental da prática esportiva. O instituto possui atuações em: Atibaia (SP), Bragança Paulista (SP), Cubatão (SP), Santo André (SP), onde fica a sede, e João pessoa (PB).


Sua atividade profissional no basquete foi encerrada no ano de 2007, após 24 anos de carreira. A atleta ainda levou o Brasil a conquistar a medalha de prata nos jogos Pan - Americanos realizados no Rio de Janeiro. Janeth se despediu da Seleção como sendo a terceira maior cestinha da Seleção.


Em 2009 ela foi contratada para ser assistente da Seleção Brasileira e para comandar as categorias de base e além disso agora no ano de 2020, aos 50 anos ela entrou oficialmente para o Hall da fama do basquete.


Janeth é a maior ganhadora de títulos no basquete brasileiro, a primeira brasileira a jogar na liga americana, uma mulher que em toda sua carreira mostrou a importância do comprometimento e da entrega e como ela mesma declara, " para vencer é preciso muita seriedade, dedicação e amor."


270 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

RECEBA AS NOVIDADES

  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page