“Eu não quero ser o próximo Michael Jordan, quero ser Kobe Bryant”
Nascido em 23 de agosto de 1978, na Filadélfia, Kobe Bryant se tornou uma das maiores referências do basquete. Ídolo absoluto do Los Angeles Lakers, time onde atuou por incríveis 20 anos (1996-2016), Bryant sagrou-se na história da equipe, tornando-se o maior cestinha do time e o quarto maior da história da NBA, marcando 33.643 pontos e conquistando o título da NBA cinco vezes. Durante sua carreira, usou na camisa os números 8 e 24, que foram aposentados pelo Lakers após a saída de Bryant.
Kobe sempre se destacou em quadra e por muitas vezes foi comparado a Michael Jordan, nunca escondeu que Jordan era seu ídolo, mas queria deixar seu próprio legado para o esporte, e conseguiu. Bryant foi o maior cestinha em duas temporadas consecutivas da NBA, em 2006 e 2007. Mas, não era apenas no ataque que Bryant se destacava, ele foi eleito para o time ideal de defesa da NBA em nove temporadas.
Os números de Kobe Bryant comprovam a grandeza do jogador, além de pentacampeão com o Lakers, Bryant ainda conquistou dois ouros olímpicos com a seleção do Estados Unidos, a primeira em Pequim, 2008 e quatro anos depois, conquistou a segunda nos jogos olímpicos de Londres. Além de um campeonato mundial, em 2007.
Diferente da grande maioria dos jogadores que chegam a NBA, Bryant não passou pela universidade antes de chegar ao nível profissional. Ainda no colegial, se destacou pela Lower Merion High School e foi drafitado em 1996, sendo a 13° escolha do Draft. Apesar de ter jogado toda a sua carreira profissional pelo Lakers, foi o Charlotte Hornets que o escolheu no draft, logo na sequência, Hornets e Lakers fizeram um troca, Kobe ia para Los Angeles e o pivô Vlade Divac ia defender os Hornets.
Kobe foi o destaque da campanha do título estadual dos Aces, que voltaram a vencer após 53 anos na fila de espera. Bryant encerrou sua carreira no high school com 2.883 pontos e o desempenho rendeu a ele o prêmio Naismith High School Player of the year o que despertou o interesse de diversas universidades, mas aos 17 anos Kobe decidiu ir direto para a liga profissional, ele foi o sexto jogador a ir direto do high school para o Draft.
Alguns números de Kobe Bryant:
Em 22 de janeiro de 2006, Bryant marcou 81 pontos no jogo contra o Toronto Raptors.
MVP da NBA em 2008
MVP das finais da NBA em 2009 e 2010
Eleito 11 vezes para o time ideal da NBA
Eleito 18 vezes para o All Star Game da NBA
Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem em 2018 com o filme Dear Basketball: The Legend of Kobe.
Estatísticas de Kobe Bryant na NBA:
25,6 pontos por jogo
4,7 assistências por jogo
5,1 rebotes por jogo
1,4 roubos de bola por jogo
33,1% de cestas de 3 pontos
33.643 pontos na NBA
Kobe Bryant morreu em 26 de janeiro de 2020, aos 41 anos, após a queda do helicóptero onde viajava com sua filha, Gianna Maria, de 13 anos, que também faleceu no acidente. A perda repentina de um dos maiores jogadores de basquete abalou todos os fãs de esporte ao redor do mundo, diversas homenagens foram feitas para Bryant em forma de agradecimento por todo o legado que construiu e nos deixou. Quando a notícia de sua morte foi confirmada, ocorriam jogos da atual temporada da NBA, os jogadores se mostraram totalmente abalados e sem condições de jogo, Kobe foi a grande inspiração de muitos deles.
Em seu livro The Mamba Mentality, Kobe externa toda a sua visão de jogo e como viveu o basquete, não à toa se tornou ídolo, não por pouco sagrou-se lenda. É difícil se despedir de quem admiramos, mas o que permanece vivo conosco são as lembranças e os ensinamentos, Bryant deixou muita coisa boa para nós, amantes do esporte em geral. Que a mentalidade Mamba siga inspirando grandes talentos por muito tempo e ajude a revelar novas estrelas que brilhem nas quadras de basquete ao redor do mundo, assim o legado de Kobe não será em vão.
Comments