Nos anos 80 o Liverpool ganhou seis vezes o titulo da Liga, uma vez a Copa da Inglaterra, quatro vezes a copa da Liga Inglesa e três vezes a European Cup. Porém, entre tantos triunfos ocorreram duas tragédias que mudaram o futuro do futebol inglês.
Em 1985, antes da final da European Cup entre Liverpool e Juventus, os torcedores de ambos os clubes entraram em conflito no Heysel Stadium em Bruxelas, na Bélgica. Após atirarem projéteis uns contra os outros, uma parte da torcida do Liverpool perseguiu torcedores da Juventus, forçando-os a fugir. Uma parede caiu e 39 pessoas morreram. Os clubes ingleses foram banidos das competições europeias por DEZ ANOS (até 1991) e o Liverpoool por mais 12 meses.
Em 1989, na semifinal entre Liverpool e Nottingham Forest, pela Copa da Inglaterra, em Hellsborough, 96 torcedores foram esmagados até a morte quando erros cometidos pela polícia e organizadores do estádio forçaram torcedores demais contra um pequeno recinto cercado.
Felizmente o Liverpool conseguiu superar todas as tragédias vividas em uma década triste para os Reds, com o passar dos anos o time consagrou-se – como vinha fazendo antes de ser afastado- um dos gigantes europeus, temido e respeitado em todo o continente; hoje o Liverpool é gigante, mas assim como muitos, sofreu ao decorrer dos anos para conquistar seu posto, aprendendo sempre com os próprios erros.
Comments