Owens nasceu em 12 de setembro de 1913 em Oakville, no Alabama. Seu nome de batismo era James Cleveland. O nome Jesse foi adquirido na escola, após uma confusão sonora com seu nome. No ensino médio, seu professor Charler Riley, percebeu que o rapaz tinha talento para o atletismo e tornou – se então seu primeiro técnico. No ano de 1930, Jesse passou a se dedicar à carreira no atletismo ao mesmo tempo em que conciliava seu trabalho como engraxate para obter o seu sustento.
No ano de 1932, com então 19 anos, o corredor não obteve sucesso ao disputar as seletivas para as Olimpíadas de Los Angeles, porém no ano seguinte estava imparável, ganhando 75 das 79 provas que disputou e ainda quebrou o recorde mundial das 100 jardas, com tamanho destaque, bolsas de estudos surgiram e ele aceitou a da Ohio State University e foi usando a universidade como base que em 1935 cravou recordes mundiais nas seguintes categorias: Salto em distância, 100 jardas, 200 jardas e 220 jardas com barreira, o que culminou para que chegasse para as Olimpíadas da Alemanha que ocorreria no ano seguinte como sendo um dos maiores destaques.
Olimpíadas, na Alemanha nazista
No ano de 1936, a Alemanha que já se encontrava sob o comando de Hitler, já colocava em prática sua política de extermínio, isso porque desde 1933 ocorria o privilégio de esportistas que representavam o que era considerado ideal para o ditador, ou seja branco, de ascendência alemã e ainda, se possível apresentar um corpo clássico grego que era representado nas esculturas. Judeus, ciganos e outros que não representavam esse padrão, eram afastados do esporte formal no país.
Frente a todo esse contexto, Jesse Oweans com apenas 22 anos na época mostrou para o mundo e para Hitler que a “superioridade alemã “nunca existiu.
O atleta preto dos Estados Unidos, subiu ao ponto mais alto do pódio nas provas de 100 metros rasos, salto a distância, 200 metros rasos e corrida de revezamento 4x100 metros e ainda para completar uma Olimpíada brilhante, estabeleceu recordes mundiais nos 200 metros e no salto em distância.
Comentários