Os preconceitos que velam o futebol brasileiro já são bem conhecidos, mas um deles sendo referente a utilização de um número na camisa por um jogador ganhou destaque no início desse ano na apresentação do meia colombiano Cantillo, novo reforço do Corinthians. O meia em seu país sempre utilizou a camisa de número 24 , porém, aqui no Brasil não fará a utilização desse número que é banido pelo futebol brasileiro. O motivo? o número ser associado a homossexualidade.
O jogo de bicho é considerado um dos propulsores para esse tipo de pensamento ter se tornado popular em nosso país, pois nesses jogo o número 24 é associado ao animal veado o que perpetuou com toda a associação ignorante do ser homossexual com o ser veado, já que esses animais costumam ter relações sexuais com o mesmo sexo como se fosse algo exclusivo dessa espécie.
Em pleno século XXI sabemos que todas as espécies existente apresentam relações homossexuais e que esse comportamento não apresenta nada de anormal mas infelizmente a sociedade ainda vive moldada pelos seus preconceitos.
O banimento do número 24 pelos clubes brasileiros só não ocorre nas competições sul - americanas e isto, porque a Conmebol exige a numeração 1 a 30 para suas competições mas ainda assim a numeração acaba sendo escondida, pois geralmente é usada por um terceiro goleiro que provavelmente não vai entrar em campo.
O futebol é feito por pessoas, sendo por assim um reflexo da nossa sociedade. Um esporte tão bonito que é manchado, não de hoje por pensamentos ignorantes que definitivamente não podem ter mais espaço no futebol e em lugar nenhum.
Comments