top of page
Foto do escritorBeatriz Barbosa

Renata Fan: A primeira mulher a assumir uma mesa redonda no Brasil

Atualizado: 12 de out. de 2019

É impossível pensar em jornalismo esportivo e não lembrar de Renata Fan, ela que é exemplo para tantas meninas – inclusive para a que escreve este texto- mas, Renata Fan não é exemplo apenas para as garotas, é referencia para todos, é fácil admirar o trabalho da apresentadora do Jogo Aberto e é por isso que hoje 7 de abril, dia do jornalista, Renata Fan foi a escolhida para o nosso especial as maiores personalidades do esporte.


Créditos: Reprodução/ Instagram

A gaúcha de 41 anos iniciou a carreira no jornalismo em 1995, trabalhando como locutora na Rádio Transamérica de Santo Ângelo, sua cidade natal. Formada em Direito, decidiu iniciar a segunda faculdade, de jornalismo, após ser coroada Miss Brasil e disputar o Miss Universo, concurso no qual ficou e 12° lugar em 2002.

Ainda em Porto Alegre, em 1997 participava do programa Tele Domingo, da RBS TV – afiliada da Rede Globo do Rio Grande do Sul- onde apresentava a agenda com os principais eventos culturais do final de semana. Saiu da revista eletrônica para poder concluir sua primeira faculdade, mas nunca desistiu da carreira na televisão.

Em junho de 2003, após ser aprovada em um teste na área de esportes na rede Record de televisão, Renata Fan passou a apresentar ao lado de Milton Neves o programa Terceiro Tempo, todos os domingos à noite e o Debate Bola, ao meio-dia, também na Record. Por um ano, entre 1995 e 1996, apresentou o Golaço, na Rede Mulher.

Finamente em 2007 fechou contrato com a Band e em 05 de fevereiro de 2007 ia ao ar o primeiro Jogo Aberto, com Renata Fan no comando da mesa redonda mais famosa da TV aberta, Renata e seus comentaristas, um time formado por jornalistas e ex atletas, apresentam um programa diário ( segunda á sexta) á 11h15 da manhã que é dividido em duas partes, na primeira Renata Fan apresenta as principais noticias do mundo da bola, enquanto no “segundo tempo” é apresentado um debate sobre a rodada de jogos, muitas vezes com convidados especiais.

Renata Fan é muito mais do que uma jornalista, ela é símbolo de persistência e da luta feminina por espaço em uma área que até hoje é dominada por homens, Renata, a primeira mulher a comandar uma mesa redonda, Renata, que não se deixa calar pelos homens a sua volta, Renata, que fez das ofensas combustível para ser melhor.

Hoje, no dia do jornalismo, nós contamos a história daquela que muito fez para que as portas do jornalismo esportivo fossem abertas para nós, mas os nossos parabéns vão para todos os profissionais da área que honram o compromisso com a verdade e fazem o seu melhor para que o jornalismo tenha a seriedade e o reconhecimento que merece, sem o jornalismo a informação não chegaria até as pessoas, o jornalismo é a incansável missão de buscar a verdade promovendo a informação.

Feliz dia do Jornalista para todos os profissionais e estudantes da área, em nome de todos nós do De Virada. E, obrigada Renata Fan, por sua luta por todas nós!

170 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page